terça-feira , 19 junho 2018

Diversos recursos da Cortana foram apagados e ninguém percebeu

Tem decisões da Microsoft que eu posso não concordar, mas eu entendo. Foi assim com o recente desfecho trágico do Groove Music. Mas essa de remover alguns recursos úteis da Cortana não tem o menor fundamento.

Eu já havia reparado que estas funcionalidades haviam parado de funcionar há uns 2 meses. Por um instante cheguei a pensar que fosse algum bug momentâneo, mas hoje vi que a Microsoft de fato removeu as integrações de algum serviços importantes como o Uber e Microsoft Band daquela que deveria ser nossa assistente pessoal.

  

A integração do Uber com a Cortana que só foi disponibilizada nos EUA, já não existe mais (veja aqui detalhes de como era seu funcionamento). Atualmente, o comando Get me an Uber é direcionado para uma busca inútil do Bing.

 

Como se não bastasse, a Microsoft deletou a integração com um serviço da própria casa. Os dados coletados através da Microsoft Band não são mais exibidos na assistente pessoal.

Por fim, as notificações de trânsito também não são mais exibidas, embora os parâmetros de configuração deste item ainda estejam presentes na Cortana. Já o comando How’s the traffic for going home (e similares) estão indo direto pro Bing.

Tudo isso sumiu da assistente pessoal da Microsoft há meses (e ninguém percebeu). E claro, a Microsoft em nenhum momento se pronunciou a respeito.

Se alguém quiser se lembrar de como era a Cortana é só assistir os vídeos a seguir. Mas vá lá saber quais destes recursos continuarão funcionando…

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.