domingo , 22 outubro 2017

Vá com Deus, Groove! Microsoft anuncia o fim do melhor serviço de streaming de músicas para Windows 10

Que streaming de música não dá dinheiro todo mundo sabe. Mas se nem uma gigante como a Microsoft se dá ao luxo de segurar o prejuízo nessa área, imagina o que se passa nos escritórios do Deezer, Spotify e outros.

A notícia triste do dia é de que a Microsoft vai dar um fim no Groove Music. O serviço de streaming deixará de funcionar após o dia 31 de dezembro de 2017.

Como forma de compensação, a Microsoft anunciou que os usuários do Groove poderão migrar suas playlists para o Spotify através de uma atualizacão do aplicativo que será liberada nas próximas semanas. Usuários elegíveis ainda poderão migrar para o Spotify Premium gratuitamente por 60 dias.

Mesmo após a virada do ano o aplicativo Groove continuará sendo capaz de reproduzir as músicas armazenadas localmente ou no OneDrive, assim como qualquer conteúdo que você tenha comprado através da Microsoft Store. No entanto, não será mais possível fazer download de músicas ou realizar streaming através do Groove Music Pass.

Quem é assinante do Groove Music Pass receberá o estorno proporcional no cartão de crédito.

Como um dos poucos assinantes do Groove no Brasil, fiquei extremamente chateado com a notícia. Spotify não será uma opção pra mim até que eles tenham um aplicativo universal para Windows 10, o que não parece estar nos planos de curto prazo da empresa. A princípio continuarei usando o Groove até o final do ano, e se nada mudar, migrarei para o Deezer que é oferecido gratuitamente para os clientes TIM.

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.
  • Robson Iecker

    Poxa Igor essa noticia é mais decepcionante que a incerteza do Windows Mobile, eu realmente gosto bastante do Groove e não acho o Spotify uma opção nem se for universal.

  • Wereszko ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Ao invés de tu esperar o aplicativo para Windows 10, porque não pega um Android Puro de uma vez e para de sofrer com aplicativos capados chê !

    • Se vc viu meu último vídeo já deve saber que possivelmente mudarei de plataforma em breve. Mas ainda assim precisarei de um app universal pro PC. UWP tem performance e usabilidade melhores do que o Win32.

      • Principalmente para quem usa tablet ou híbrido UWP faz diferença (uso até no PC). Por enquanto, também não vou para o Spotify. Na verdade, já saí de lá e gostei do Deezer.

  • Luis Fontoura

    W10M tem futuro não… já estamos há anos esperando melhorar e nada, chega de sofrer, pega um Android e fique aguardando usando um sistema que já está bom… quando(se) o W10M um dia ficar bom a gente volta pra ele.

  • Pablo Teixeira

    E pra quem comprou músicas e confiou no serviço? Agora me fuu

    • Vc tem razões de sobra pra chorar mas essa não é uma delas. Como está claro no texto vc continuará com as músicas que comprou e poderá continuar usando o mesmo app para reproduzí-las.

      • Pablo Teixeira

        Sim.. Mais se por acaso meu hd morre, iai, como vou fazer? Perdi oque eu paguei…

        • Assim como também está claro no texto, vc pode guardar suas músicas no OneDrive (aliás já devia ter feito isso). O Groove reproduz (e continuará reproduzindo) as músicas guardadas no OneDrive normalmente.

          • Pablo Teixeira

            Meu espaço ja e limitado.. Ai boto mais 5gb de música ja era

  • Moises De Matos Gil

    Eu assinei por um tempo, depois fiz as contas e percebi que comprar as musicas, baixa-las em MP3, e hospeda-las no OneDrive sairia mais barato…

    É uma pena o término desse serviço, eu gosto bastante do Groove, felizmente, minhas musicas estarão salvas no OneDrive.

  • Paul

    Prefere usar um serviço pior(Deezer) pq o melhor ñ tem um app UWP? Ah vá…
    Mas tbm é questão de gosto, eu sei.
    Uma hora ou outra, acho q vc se renderá ao Spotify, pois Ñ HÁ NO MOMENTO serviço melhor. No mais, quem sabe vc mude para o Apple Music(tenho quase certeza que vc optará pelo iOS; é o ”melhor” agora)…
    O Spotify é MARAVILHOSO onde o msm existe: todas as plataformas.

    • Bom, no passado eu mudei minha conta corrente de banco por causa de um aplicativo então… rsrs Pra ser sincero eu só quero ouvir musica. Não ligo pra integração social e outras coisas que tem no Spotify. Se um dia vou mudar pra ele, pode até ser (mas definitivamente não será agora). Quanto a iOS e Android, estou esperando o iPhone X pra ver e decidir.

      • Paul

        Minha questão sobre o Spotify é que realmente o serviço é bom msm, os apps IDEM. E eu tbm ñ uso/gosto dessa parte social. Hahaha
        Sobre o iOS vs Android:
        É a ”plataforma mobile da MS” agora. Duvida? Basta ver o carinho que eles têm tido lançando apps e mais apps(alguns até exclusivos). Eles só ”suportam” o Android msm pelo grande share, nada mais.
        Vc só optará pelo Android caso queira mais liberdade, pois aí ñ tem jeito msm. Tudo é melhor no iOS: suporte(principalmente), apps e loja.
        Novamente: A MS e grande parte Devs só veem o Android como segunda opção por conta do share. Geralmente priorizam o iOS para lançamento de novos apps e jogos.
        Mas confesso que para vc deve ser difícil, visto que, o S8(melhor Android até agora) realmente é tentador, mas eu pensaria naquilo que falei na metade desse comentário.

    • Saí do Spotify para o Deezer (com a oferta da TIM fica ótimo!) e não me arrependo nem um pouco.

  • Mateus

    to no Deezer desde o falecimento do Mix radio e não tenho motivos para usar outro…o Spotify até tentei usar mas não curti…

  • Robson Leite

    Eu ja tive um 920; 1020; 1520 e atualmente estou com o 950xl. Desde o início achei um sistema operacional totalmente diferente dos outros ( Android e IPhone) então aderi ao Windows mobile na esperança q com o passar dos anos ele se equiparasse aos outros, mas… De 2011 pra k não vejo nada, e a cada dia, a cada ano fica mais difícil permanecer no Windows. Infelizmente vou ter q me render a algum android da vida.