Diferente do que acontece nos PCs, a Windows 10 Creators Update não trará um grande número de novidades para o mundo mobile.

É verdade que melhorias no Modo Continuum e Windows Hello só fazem sentido nos aparelhos mais novos, uma vez que só eles suportam estas funcionalidades.
Mas o que vai deixar muita gente chateada é que a atualização só será distribuída de forma oficial para os modelos de celulares lançados mais recentemente. São eles:
- Alcatel IDOL 4S
- Alcatel OneTouch Fierce XL
- HP Elite x3
- Lenovo Softbank 503LV
- MCJ Madosma Q601
- Microsoft Lumia 550
- Microsoft Lumia 640/640XL
- Microsoft Lumia 650
- Microsoft Lumia 950/950 XL
- Trinity NuAns Neo
- VAIO VPB051

A informação veio através do site ZDNET, e de todos estes aparelhos, apenas os Lumias 640 e 640 XL foram comercializados no Brasil.
É muito estranho e aparentemente não há uma justificada plausível dos motivos pelos quais celulares como os Lumias 930 e 1520 ficaram de fora desta leva, uma vez que estes e outros modelos podem baixar a atualização através do programa Insider normalmente sem qualquer tipo efeito colateral.
Na minha visão não se trata do mesmo caso em que alguns celulares como o Lumia 1020 (e outros mais antigos) deixaram de receber o Windows 10 oficial. Na época, ficou evidente a existência de problemas graves de performance do Windows 10 nestes aparelhos. Eu mesmo tenho dois Lumias 1020 com Windows 10 em casa e devo dizer que ficou impossível usar o aparelho para tarefas simples como tirar fotos, por exemplo. Portanto, entendi a decisão da Microsoft em não ter lançado o Windows 10 pra eles no passado, mas não consigo entender o que se passou na cabeça de quem tomou essa decisão agora.
De qualquer forma, quem fizer questão da atualização pode baixá-la se inscrevendo no programa Insider.
Já quem tem um aparelho compatível receberá a Windows 10 Creators Update a partir de 25 de abril.