sábado , 20 julho 2019

Veja algumas ótimas razões para você utilizar o novo aplicativo de mapas do Windows 10

Assim como a maioria de vocês, fiquei preocupado quando soube que os aplicativos HERE não estariam mais disponíveis no Windows 10.

Mas no mesmo instante em que esta informação era divulgada, a Microsoft já sinalizava que seu novo aplicativo de mapas estava prestes a ser lançado, e que o Windows 10 continuaria utilizando o conteúdo dos mapas licenciados do HERE.

Ontem resolvi testar o novo mapa do Windows 10 mais a fundo e fiquei muito impressionado com o resultado.

É verdade que ainda existem pontos a serem melhorados, mas também é fato de que o novo mapa do Windows 10 é superior ao antigo aplicativo HERE e até mesmo melhor que o Google Maps do Android e do iPhone em alguns pontos.

Como o produto é novo e a maioria dos usuários ainda não o utilizou, resolvi listar aqui o que considero que mais merece destaque no mapa do Windows 10.

MELHOR USABILIDADE

Mapas do Windows 10

A Microsoft fez o dever de casa e soube aproveitar o que o HERE tinha de melhor. Percorri grande parte das Marginais Tietê e Pinheiros e gostei de ver que as instruções que são exibidas na parte superior em azul quase sempre mostram exatamente o que está escrito na sinalização da via. Isto ajuda muito e facilita a vida de quem está no volante. Nestes mesmos locais, o Waze e o Google Maps do Android mostram apenas o nome de uma avenida ou rua em que eu deveria sair, o que nem sempre é que o está na placa da rodovia.

Além disso diferente dos concorrentes, o mapa do Windows 10 sempre mostra na tela as próximas duas instruções, o que acaba sendo extremamente útil principalmente quando devo entrar numa rua e logo em seguida já entrar em outra.

Como se não bastasse, graças ao conteúdo do HERE, o mapa do Windows 10 ainda é capaz de mostrar prédios e pontes em 3D, algo que não vi nos demais aplicativos de navegação, e que também melhora muito a experiência de uso.

MODOS DIURNO / NOTURNO

Mapas do Windows 10 Mapas do Windows 10

Mais uma herança do HERE são os modos dia/noite que são ajustados automaticamente.

ALERTA DE LIMITES DE VELOCIDADE

Mapas do Windows 10 Mapas do Windows 10

O aplicativo conta com a indicação do limite de velocidade e te avisa sempre que você ultrapassá-lo.

Como vocês podem ver, os novos limites de velocidade das marginais já são retratados no mapa do Windows 10.

INDICADOR DE QUAL FAIXA UTILIZAR

Olhando nas imagens acima você vai ver que em alguns momentos eu tinha a sinalização de qual faixa deveria utilizar. Algo que o Google Maps faz nas demais plataformas, mas o Waze ainda não.

COMANDOS DE VOZ EM PORTUGUÊS

Em inglês, o comando de voz é guiado pela Cortana e eu esperava ver o mesmo em português. Pude notar que tem algo errado neste ponto. Eu recebi o comando em português, mas o som parecia “estourado”, “abafado” e não parecia ser a voz da Cortana, mesmo eu já tenho a assistente em português no meu Lumia 950 XL.

Funcionou e deu pra utilizar normalmente, mas sem dúvida há algum bug no software que ainda precisa ser ajustado.

LIVE TILE

Live tile - mapas

Você pode colocar atalhos para qualquer lugar na tela inicial e com apenas um clique, literalmente 1 clique, iniciar a navegação para o destino.

LOCOMOÇÃO A PÉ

Mapas - Windows 10

Se for fazer um trajeto caminhando, o aplicativo também pode te ajudar te indicando um percurso para ir andando.

INFORMAÇÕES SOBRE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

Mapas - Windows 10

Fazendo uma busca por uma loja é possível encontrar seu endereço, telefone e reviews sobre o local. Para isso, o mapa do Windows 10 utiliza as informações do Trip Advisor.

CONCLUSÃO

Não vejo motivo para sentir falta do antigo HERE. Se alguma função ainda não estiver presente no novo mapa do Windows 10, podem ter certeza de que a Microsoft está trabalhando nela. Os Windows Insiders tem recebido atualizações frequentes do aplicativo, o que só comprova que a Microsoft está realmente investindo neste produto.

Em horários de pico nas grandes cidades, onde a maior preocupação é fugir do trânsito, é provável que o Waze te forneça um melhor caminho, dado o tamanho da base de usuários.

Já em viagens e passeios, tenho certeza absoluta que o mapa do Windows 10 dá conta do recado. É só pensar nele como um concorrente do Google Maps e não do Waze.

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.