sábado , 20 julho 2019

Microsoft testa sistema de pagamento via NFC similar ao Apple Pay nos EUA

Na minha opinião este é o recurso mais importante que será implementado na atualização Redstone do Windows 10 Mobile. O aplicativo Microsoft Wallet (nativo do Windows 10) terá suporte a pagamentos via NFC similar ao Apple Pay, Samsung Pay e Android Pay.

A novidade foi testada em primeira mão pelo site Windows Central com um cartão de débito do Bank of America.

microsoft-payments-3

Após tirar uma “foto” do cartão, os dados de pagamento são importados pra dentro da Wallet do Windows 10.

microsoft-payments-4

Na hora de fazer o pagamento, basta aproximar o celular do leitor NFC. O aparelho pode estar bloqueado e com a tela apagada que a função de pagamento será acionada automaticamente.

mcdonalts-tap-to-pay

O scanner de íris ou impressão digital poderão ser solicitados nos celulares com suporte ao Windows Hello como nos Lumias 950 e 950 XL.

microsoft-payments-8

As transações realizadas ficam registradas no histórico da Wallet.

HCE – HOST CARD EMULATION

Não quero entrar em questões extremamente técnicas que são conhecidas apenas por quem trabalha no ecossistema de meios de pagamento, mas é importante dizer que o pagamento no Windows 10 Mobile é mais moderno, mais prático e mais seguro do que as soluções que vimos no Windows Phone 8.1.

A Microsoft implementou o HCE no Windows 10 que é o que de mais novo existe no que diz respeito a pagamentos via telefone celular. A prática já é adotada pelas bandeiras de cartão de crédito Visa e Mastercard, e por outros fabricantes de smartphones como Apple e Samsung.

É verdade que o Windows Phone 8.1 já suportava pagamentos via NFC. Na verdade, eu mesmo fui o responsável pela criação de produto PagSeguro NFC no Brasil, e um outro case da Softbank no Windows Phone chegou a ser desenvolvido nos EUA. Enquanto na solução nacional a transação é processada com uma compra não presente (transação via internet), o case dos EUA dependia da substituição do Sim Card por um que suportasse a realização de pagamentos.

O que está implementado no Windows 10 é totalmente diferente. Estamos falando de uma transação sendo realizada com o mesmo nível de segurança oferecido pelos cartões com CHIP, em um cenário onde não é necessário que o smartphone esteja conectado a internet, e obviamente, sem trocar o Sim Card na operadora.

Os bancos fazem a implementação de uma forma muito similar ao realizado no Apple Pay. Por isso, não existirão barreiras técnicas para que a Microsoft Wallet do Windows 10 seja aceita no Brasil.

Vamos aguardar e torcer pra ver a novidade chegando por aqui.

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.