terça-feira , 17 setembro 2019

Uber Pool: Conheça os prós e contras do compartilhamento de carros com desconhecidos

uber_LA_uberPOOL_blog-header_700x300

Há pouco mais de uma semana, o Uber lançou uma nova modalidade de operação em na cidade de São Paulo, o Uber Pool.

Este modelo que já funciona há algum tempo em Miami e outras cidades ao redor do mundo permite que você compartilhe a corrida com outras pessoas que vão para um local que seja próximo do seu destino ou que esteja no meio do seu trajeto.

A ideia do Uber Pool é diminuir a quantidade de carros nas rua, assim como o custo da viagem que é rateado entre os passageiros.

MAS COMO ISSO FUNCIONA NA PRÁTICA?

Vamos imaginar que você é o primeiro passageiro. Você chama um carro pelo Uber Pool e define o seu destino pelo aplicativo no momento em que faz a solicitação do carro.

Os carros que atendem o Uber Pool são os mesmos do UberX, então o nível de serviço tende a ser o mesmo.

Durante o seu trajeto, caso mais alguém nas proximidades solicite um carro pelo Uber Pool, o motorista irá buscá-lo. Tenha em mente que pode haver um desvio no seu trajeto.

Para evitar grandes atrasos e inconvenientes, os motoristas do Uber Pool são orientados a esperar no máximo 2 minutos pelos passageiros. Então ao chamar um carro fique de prontidão, pois já poder haver um passageiro no veículo.

O próprio aplicativo do motorista define quem será deixado no destino primeiro com base na rota. O fato de você ter entrado antes no carro não quer necessariamente dizer que você será o primeiro a ser desembarcado.

Igor (Uber)Com isso, é possível concluir que o compartilhamento de carros não é pra quem está com pressa com compromisso de horário marcado.

Um dos motoristas me relatou que já aconteceu um certo desentendimento entre os passageiros. O que entrou primeiro pediu para ligar o ar condicionado e o que entrou em seguida pediu para desligar. Aí os dois tem que entrar num acordo. Não há o que fazer. Logo, se quiser mordomia é melhor chamar um UberX ou Uber Black.

Fiz quatro corridas pelo Uber Pool nos últimos dias e duas delas foram compartilhadas com outras pessoas enquanto nas outras duas acabei sendo o único passageiro. Sim, se você der sorte e ninguém mais chamar o serviço no seu trajeto, você será levado sozinho e ainda pagará uma tarifa mais barata.

MENOR CUSTO

O principal benefício do Uber Pool é a redução de custo para os passageiros que podem chegar a ser até 40% menor do que o cobrado pelo UberX, que normalmente já é mais barato do que o táxi tradicional.

Para ver essa redução na prática, fiz duas viagens que tiveram como início o Shopping Vila Olímpia e destino o Tietê Plaza Shopping.

UberX (tarifa)

Uber Poo (tarifa)

A redução de preço é considerável e ambas levaram cerca de 30 minutos.

Mas se você olhar o trajeto no mapa acima, verá que o UberX fez o caminho pelas Marginais que são rodovias expressas, enquanto o Uber Pool foi por dentro do bairro. Isto porque quando entrei no carro já havia um passageiro que foi deixado na rua Pio XI no bairro da Lapa.

Apenas para efeito comparativo, veja as diferenças de preço deste mesmo trajeto em todas as modalidades do Uber e o táxi comum.

O Uber Pool me parece fazer mais sentido em corridas mais longas. Afinal, um trajeto curto que normalmente custe uns 15 ou 20 reais no UberX, não terá um desconto significativo (em R$) que justifique um possível desvio no trajeto, além do inconveniente de andar com um ou mais desconhecidos no carro.

Se este conceito de compartilhamento de veículos pegar, a longo prazo podemos ver uma certa melhora no trânsito caótico das grandes cidades.

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.