terça-feira , 17 setembro 2019

Review Lumia 950 XL – O smartphone que a Microsoft reluta em trazer ao Brasil

Esse review demorou bastante pra sair. Nem parece, mas já faz 4 meses que estou usando o Lumia 950 XL.

A demora na publicação deste post deve-se a uma combinação de fatores, mas principalmente pelo fato de os dois primeiros meses de uso do aparelho terem sido extremamente prejudicados devidos aos vários bugs do Windows 10 Mobile (saiba mais aqui).

Aliás, foram justamente por esses problemas que a imprensa internacional desceu a lenha no aparelho. Felizmente, tudo isso já foi corrigido e agora o celular está estável como deve ser.

Lumia 950 XL Dual Sim

Quase tudo que vou falar neste review do Lumia 950 XL se aplica também ao Lumia 950, já que os aparelhos são extremamente parecidos. As únicas diferenças são o tamanho da tela, da bateria e o processador (hexa-core no 950 e octa-core no 950 XL).

DESIGN

Lumia 950 XL

O aparelho está longe de ser o smartphone mais bonito da linha Lumia. Ele não é feio, não é isso. Mas o acabamento original não se parece em nada com seus antecessores como o Lumia 1520, ou até mesmo o mais antigo Lumia 920.

Lumia 1520 x Lumia 950 XL
Lumia 1520 x Lumia 950 XL

 

Mas diferente dos top de linha anteriores, a traseira do Lumia 950 XL é totalmente removível, o que nos permite contornar essa deficiência de design comprando uma das capas da Mozo. Só que é uma despesa a mais de preço bem salgado (saiba mais aqui).

Lumia 950 XL - Mozo Red
Capa de couro da Mozo para o Lumia 950 XL

FOTOS

Lumia 950 XL

A câmera é aberta instantaneamente assim que o botão dedicado é pressionado mesmo com o telefone travado. Nem de longe vemos aquela lerdeza que existia no Lumia 1020.

Pela primeira vez é possível bater várias fotos em sequência. Aquela de coisa da foto ficar “salvando…” simplesmente não existe mais. Assim que uma foto é batida, o telefone já está pronto para capturar uma nova.

Estas são algumas fotos que fiz com meu Lumia 950 XL. Se você salvar estes arquivos no seu computador e visualizá-los no aplicativo de fotos padrão do Windows 10, conseguirá ver a Imagem em Ação (Living Image) que foi salva no momento em que a foto foi capturada.

WP_20160305_16_52_47_Rich_LI
HDR da câmera padrão do Windows 10 no Lumia 950 XL

WP_20160327_18_26_34_Rich_LI

WP_20160305_17_03_27_Rich_LI

WP_20160129_16_37_34_Rich_LI

E esta última foto foi feita utilizando a câmera frontal de 5MP do Lumia 950 XL.

WP_20160312_15_19_47_Pro_LI 1

VÍDEOS

A captura de vídeos pode ser feita em 4K (30 fps) ou em 1080p (60fps). A opção de 60 fps é novidade na linha Lumia e os vídeos ficam simplesmente incríveis. O vídeo review que fiz da Microsoft Band 2 foi todo filmado desta forma.

Tenho usado pouco a filmagem em 4K, já que pouca gente tem acesso a um equipamento com essa resolução. Mas uma grande vantagem de filmar em 4K é que o Windows 10 permite extrair uma foto de um arquivo vídeo. É claro que é possível fazer isso com qualquer vídeo de qualquer resolução, mas quando o vídeo está em 4K, a foto fica com uma resolução similar a uma imagem de 8MP.

O assunto “Câmera” é bem extenso e farei outro post falando apenas sobre isso no futuro, onde incluirei também outras fotos noturnas e exemplos de uso do Flash de LED Triplo.

CONTINUUM

“O telefone que funciona como um PC” – Esta é a frase que aparece em grande parte do material de divulgação do Lumia 950 XL.

Graças ao Windows 10, o Modo Continuum oferece a experiência mais próxima que um celular já teve de um computador portátil.

Antes de mais nada é preciso esclarecer que o Continuum pode ser utilizado de 3 diferentes formas:

  1. Através da Dock vendida pela Microsoft
  2. Com um cabo USB Type-C x HDMI (o mesmo que a Apple usa no Macbook)
  3. De forma totalmente wireless em aparelhos de TV com Miracast

O Continuum permite executar apenas um aplicativo por vez no monitor externo, enquanto o telefone fica liberado para rodar outro app simultaneamente.

A performance de aplicativos universais como Office, Email, Facebook e Tweetium é a mesma que você tem em qualquer computador com Windows 10.

Já a navegação com a versão desktop do browser Microsoft Edge é um pouco lenta, principalmente em sites grandes e com muitas imagens como a página do UOL ou o feed do LinkedIn.

WINDOWS HELLO

A autenticação usando a íris é algo totalmente novo e foi o caminho escolhido pela Microsoft como alternativa ao leitor de impressão digital utilizado por outros fabricantes.

Como comentei no vídeo acima, o recurso me parece fazer muito mais sentido em notebooks e tablets como o Surface Pro 4 e o Surface Book do que em celulares.

São vários os casos em que o Lumia 950 XL não me reconhece e tenho que digitar a senha. Já rodei o treinamento várias vezes e em diferentes ambientes para que o celular “me conheça” melhor, mas a precisão dele é muito menor do que a que tenho no meu Surface. Não sei tenho como afirmar se existe algo a ser melhorado no software ou se a experiência atual já está no limite suportado pelo hardware.

Eu não gostaria que o scanner de íris fosse abandonado pela Microsoft nos próximos smartphones, mas a solução adotada pela HP que colocou tanto um scanner de íris como um leitor de impressão digital no Elite x3 sem dúvida é uma melhor opção.

USB OTG

O recurso que víamos no saudoso Symbian aparece pela primeira vez  em smartphones Windows nos Lumias 950 e 950 XL.

A maior dificuldade foi encontrar um adaptador USB Type-C x Type-A. Recorri ao Mercado Livre e mesmo assim não foi tão fácil de achar.

Com este adaptador posso conectar acessórios como PenDrive, Mouse, Headset e até uma impressora ao celular. Claro que não usei tudo isso. Na verdade, tenho usado apenas para copiar arquivos para um PenDrive.

USB OTG USB OTG

BATERIA E USB TYPE-C

Lumia 950 XL

Meu perfil intenso de uso tem feito com que a autonomia da bateria do Lumia 950 XL dure entre 6 e 8 horas. No melhor dos dias cheguei a 10 horas.

O Lumia 950 XL é um dos poucos celulares que já possui entrada USB no novo padrão Type-C. Este novo tipo de cabo USB tem basicamente duas vantagens: pode ser encaixado de qualquer lado e proporciona um carregamento rápido da bateria.

Aqui vale uma ressalva importante. Na primeira vez que saí com meu Lumia 950 XL levei um dos meus carregadores portáteis e só quando fui utilizá-lo me lembrei que o conector USB mudou, o que me impedia de usar todos os carregadores que eu já tinha. Mais tarde, acabei comprando um segundo cabo USB (Type A x Type-C) para contornar este problema.

Segundo a Microsoft, o carregamento rápido via energia elétrica deveria fazer com que a bateria de 3340 mAh fosse de 0% a 50% em apenas 30 minutos. Na prática, tenho levado um pouco mais (40 min) para carregar a primeira metade da bateria e cerca de 1 hora e 45 minutos para carregá-la totalmente.

APLICATIVOS

Lumia 950 branco

Não há como negar que este tem sido o grande problema da Microsoft. Enquanto aplicativos como WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, Email, Office, Skype, Uber e outros que compõe o kit básico capaz de atender a grande maioria das pessoas está presente na plataforma, dois nomes importantes que tem crescido bastante e atraído um enorme público ainda não tem previsão de chegar ao Windows 10: Snapchat e Periscope.

Além disso, alguns aplicativos importantes como o HERE Maps, já sinalizaram que não irão mais suportar o Windows 10.

Pior do que não ver um serviço ser lançado para a plataforma é ver um aplicativo importante abandoná-la.

VALE A PENA?

Isso nos remete a pergunta de 1 milhão de reais. Vale a pena comprar o Lumia 950 ou o Lumia 950 XL?

Primeiro devo dizer que não faço ideia se a Microsoft vai lançar um destes celulares no Brasil. O boato é que apenas o Lumia 950 vem pra cá, mas tanto tempo se passou que já começo a ter dúvidas disso.

Deixando esta questão de lado, devo dizer que estes dois aparelhos só devem ser considerados por quem já é usuário do Windows Phone. Se os aplicativos atuais te atendem, certamente você será feliz com um destes novos Lumias. Se você é usuário de iPhone ou Android, deve antes de mais nada olhar quais aplicativos que você usa que estão disponíveis para o Windows 10. Caso contrário, por mais que o novo sistema operacional ofereça coisas legais como a Cortana e uma integração mais profunda com o PC, você sempre trará a tona o fato de o app xpto não ter sido lançado e bla blá blá…

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.