domingo , 17 novembro 2019

Build 2016: Saiba o que rolou de mais interessante no evento da Microsoft

Terminou agora pouco em São Francisco (EUA), a edição 2016 da Build, evento anual que a Microsoft faz para apresentar suas novidades aos desenvolvedores.

Como este evento não é destinado ao usuário final, a Build não é o local onde são apresentados novos produtos, e sim novos recursos e funcionalidades relacionados ao processo de desenvolvimento de software, aplicativos e games para todo o ecossistema Microsoft.

Ainda assim, a Build traz muita informação que interessa ao consumidor final. São elas:

WINDOWS 10

A atualização que será liberada em comemoração ao primeiro aniversário do Windows 10, terá além das novidades que estão sendo testadas pelos Windows Insiders, as seguintes funcionalidades:

Pen apps (Action Center)

Está claro que a Microsoft quer incentivar o uso de canetas Stylus nos híbridos de tablets e notebooks como os equipamentos da linha Surface.

Haverá uma nova área parecida com a Central de Ações que será acionada com o botão da Surface Pen. Esta área mostrará quais aplicativos podem ser usados com a caneta, e contará também com um app de “Post-it inteligente”. Os lembretes escritos nele poderão ser interpretados pela Cortana e se transformar em lembretes na agenda.

Ruler - Windows 10

Uma régua virtual poderá ser utilizada em aplicativos como o Microsoft Office, o que certamente vai facilitar a vida de muita gente.

WINDOWS HELLO

Edge-Windows-Hello

A autenticação por meio do escaneamento de íris ou leitura de impressão digital poderá ser utilizada por sites dentro do Microsoft Edge. Seria muito legal ver os bancos adotando este procedimento de segurança dentro do Internet Banking no lugar do odiado “Guardião”.

OUTLOOK

Outlook Calendar and email

O novo aplicativo de Email e Calendário vai ganhar um novo visual e uma integração mais profunda com a Cortana.

CORTANA E SKYPE

Skype_Cortana_bot_WindowsPhone

A demonstração do novo aplicativo universal do Skype foi um raro momento da apresentação de duas horas em que a Microsoft se lembrou da existência do Windows Phone.

Além de mostrar os recursos atuais do Skype funcionando no novo app, o Lumia 950 XL foi utilizado para mostrar o funcionamento de bots dentro do Skype, algo que pode mudar para sempre a forma como interagimos com o help desk de vários serviços.

A própria Cortana pode funcionar como um bot permitindo que você faça um chat com ela no Skype. Mas o que mais gostei foi ver a possibilidade de terceiros criarem seus bots. Na demonstração, foi feita uma reserva de um hotel através do chat do Skype e um pedido de pizza na Domino’s. Tudo sem a necessidade de interagir com um ser humano.

DEVELOPERS, DEVELOPERS, DEVELOPERS

Não sou desenvolvedor, mas algumas novidades chamaram muito minha atenção e espero que elas realmente atraiam novos aplicativos para o Windows 10.

Bash for Windows 10

  • Interpretador de comandos Linux no Windows 10 – Não se trata de uma máquina virtual. Uma verdadeira imagem do Ubuntu estará presente de forma nativa dentro do Windows 10 (Mais informações estão disponíveis no TheVerge).
  • Conversor de programas desktops em apps universais – Aquele programa .EXE que você ainda usa no seu PC poderá facilmente se transformar um aplicativo e ser executado em todos os dispositivos (celular, tablet, XBOX e etc.)

microsoft-build-2016-event-verge_205.0.0

Estes foram alguns dos principais pontos da Build 2016 que obviamente ainda teve games e Hololens na pauta.

Teremos mais detalhes sobre o evento da Microsoft nos próximos posts.

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.