sábado , 21 setembro 2019

Bugs do Lumia 950 XL: O pesadelo pode ter um final feliz?

Se você leu algum review gringo feito no lançamento dos Lumias 950 e 950 XL, deve ter visto que a grande maioria dos sites caiu matando descendo a lenha nos aparelhos.

Grande parte destas reclamações estão relacionadas ao Windows 10 Mobile. Depois de quase 3 semanas usando meu Lumia 950 XL, me sinto a vontade para comentar o assunto.

Em primeiro lugar, devo dizer que a Microsoft cometeu o terrível erro de colocar o aparelho nas prateleiras com um software que de fato tinha muitos, mas muitos problemas graves. E pior ainda, mandou o smartphone com todos estes problemas para a imprensa especializada testar.

Se o usuário mais avançado sabe que o Windows 10 Mobile estava em fase final de desenvolvimento, o usuário comum não tem essa obrigação. E ao pagar quase 700 dólares por um smartphone top de linha, o mínimo que se espera é estabilidade.

Não por acaso, algumas lojas da Europa chegaram a suspender as vendas de ambos os modelos devido as reclamações dos usuários. A Microsoft diz que a ausência dos aparelhos em algumas lojas se deu devido a alta demanda, mas sabemos que não é bem assim.

É importante esclarecer que a Microsoft já corrigiu quase todos os itens que vou citar a seguir (exceto o último).

A atualização com as correções foi liberada apenas na data de ontem para os americanos. Na Europa, a correção foi liberada perto do Natal.

Chega de conversa, vamos a lista de problemas:

1) TRAVAMENTOS E REINICIALIZAÇÃO DO SISTEMA

Status: Corrigido

Por inúmeras vezes, o telefone reiniciava do nada. Cerca de duas ou três vezes ao dia, meu celular dava um boot, seja enquanto eu estava executando alguma função ou até mesmo quando o telefone estava em stand by em cima da mesa.

2) MANCHAS EM FOTOS COM POUCA LUMINOSIDADE

Status: Corrigido

Um dos principais destaques da linha Lumia é a câmera. E a Microsoft deu uma bela pisada de bola nesse ponto. Algumas fotos feitas em locais com baixa luminosidade apresentam manchas coloridas em diversos pontos da imagem.

WP_20151223_19_08_06_Rich_LI (2)

A foto acima está em baixa resolução, pois foi recortada de uma imagem maior. Reparem nas manchas na parede e no rosto do sujeito que aparece no reflexo do espelho. Na hora achei que fosse um efeito da iluminação do local. Mais tarde, vendo a imagem com mais atenção no computador, percebi que era uma falha do software da câmera, algo que acabou sendo confirmado (e corrigido) pela Microsoft posteriormente.

3) FALHA NA GRAVAÇÃO DE VÍDEOS EM 4K

Status: Corrigido

Outro bug associado a câmera é o fato do aparelho em alguns casos apresentar uma mensagem de erro ao tentar se iniciar uma gravação de vídeo em 4K.

4) FALHA NO GERENCIAMENTO DO CARTÃO MICROSD

Status: Corrigido

Não cheguei a ter este problema, mas segundo muitos usuários (e segundo a própria Microsoft) havia um bug no software que fazia com que em alguns casos o sistema operacional não conseguisse “enxergar” o cartão de memória.

5) TRAVAMENTO AO TENTAR SE CONECTAR A UMA REDE WIFI QUE SEJA AUTENTICADA VIA BROWSER

Status: Pendente de correção (CORRIGIDO NA VERSÃO 10586.107 do Windows 10)

Este é o problema mais grave que venho tendo, e como a Lei de Murphy existe, ele parece acontecer com uma parcela pequena de usuários e ainda não foi corrigido pela Microsoft.

Sabe aquelas redes WiFi em que você tem que abrir o browser para se autenticar? Tipo as redes de shoppings centers ou Starbucks? Então, algo bizarro acontece quando o telefone encontra uma destas redes. Ele fica eternamente tentando se conectar ao WiFi, não abre o browser para que eu me autentique, e ainda por cima corta a rede de dados. Em outras palavras, eu fico eternamente offline.

O problema fica ainda mais grave já que não adianta reiniciar o aparelho, uma vez que ele se repete assim que o Windows 10 é carregado e o WiFi encontrado.

Curiosamente, se eu entrar nas configurações do WiFi enquanto o celular está tentando se conectar à rede, ele diz que o WiFi está desativado (e que não pode ser ligado).

Lumia 950 XL - Bug WiFi

Como estou contornando este problema? Sempre que saio de casa, tento lembrar de desligar o WiFi do Lumia 950 XL. É evidente que muitas vezes eu me esqueço, e aí a coisa fica ainda mais inacreditável.

Imaginem que estou em um Shopping que tem uma destas redes (quase todos). Quando percebo que meu celular ficou offline, tenho que ir até um local do shopping onde o WiFi não pega, como um estacionamento, a entrada do shopping ou até um banheiro (?!). Lá eu desligo o celular, ligo novamente e como ele não vai encontrar o WiFi do Shopping, eu tenho tempo suficiente pra desativar o WiFi do celular antes que ele apresente o problema.

Eu tinha esperança que essa situação fosse corrigida com o firmware que recebi ontem, mas infelizmente hoje já pude comprovar que ele continua acontecendo.

Resumindo, por um lado é bom que a Microsoft Brasil ainda não tenha iniciado as vendas dos novos top de linha com Windows 10. Bugs graves como esse último que impedem operações básicas, não são aceitos pelo usuário comum nem em um produto barato, quanto mais em um celular top de linha.

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.