quarta-feira , 28 outubro 2020

Lojas do Starbucks no Brasil já aceitam pagamentos com smartphones e wearables

Sucesso nos EUA, o case de pagamento mobile do Starbucks é mencionado em praticamente todos os eventos relacionados ao mercado de pagamentos em que participo.

A solução consiste em um cartão pré-pago que pode ser obtido gratuitamente em qualquer loja do Starbucks. É um cartão Private Label não bandeirado, ou seja, só é aceito na rede do Starbucks.

Starbucks (Payment)

O portador faz uma carga no cartão que também conta com um programa de fidelidade atrelado. Esta é a principal vantagem do cartão. Periodicamente, o usuário ganha bebidas grátis conforme a utilização do cartão ou em datas especiais, como o dia do seu aniversário.

O aplicativo para celular, além de mostrar o status do programa de fidelidade, também funciona com o conceito de Mobile Wallet e substitui o cartão pré-pago no momento do pagamento. Um código de barra é exibido na tela do celular que é lido por um scanner acoplado no PDV da loja. Simples assim!

Este modelo de pagamento deixa qualquer profissional da área de Segurança da Informação de cabelo em pé. Talvez por isso, o Starbucks tenha relutado tanto em trazer este modelo para o Brasil.

No entanto, a rede de cafeteria já deu o sinal verde para a implantação do projeto no país. Praticamente todas as lojas de São Paulo já receberam os leitores e seus funcionários encontram-se em treinamento para utilizar o sistema.

microsoft-band-starbucks-100527933-large

Das diversas lojas que visitei nos últimos dias, a do Bourbon Shopping na Pompéia foi a única que já estava com o sistema operante. Paguei meu café espresso da tarde ontem nesta loja usando um wearable, a Microsoft Band, exatamente da mesma forma em mostro no vídeo abaixo gravado em Las Vegas no começo deste ano.

Starbucks (Pagamento via Microsoft Band)

A novidade deve entrar em operação nas demais lojas nos próximos dias.

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.