terça-feira , 18 junho 2019

Windows 95 completa 20 anos

Bill Gates - windows-95

Me lembro como se fosse hoje. O lançamento do Windows 95 mexeu com o mercado de uma forma nunca vista antes.

Sempre que o assunto em pauta é o Windows 95, a primeira imagem que me vem na cabeça são os americanos se amontoando na porta das grandes lojas aguardando que as portas fossem abertas para colocar as mãos na caixa do lançamento da Microsoft. Uma verdadeira corrida era disputada pelos compradores nos corredores das lojas e em poucos segundos o estoque se esgotava.

Também lembro de reportagens como essa do Jornal Nacional que hoje parecem uma verdadeira piada. Recursos que atualmente estão disponíveis mesmos nos celulares mais baratos nos deixavam tão impressionados quanto deixaram o Cesar Tralli nessa matéria.

E o que dizer dos eternos astros de Friends, Jennifer Aniston e Matthew Perry, gravando um vídeo guia sobre como usar o Windows 95?

Na época eu tinha um 486 todo remendado rodando Windows 3.1. Como a maioria, eu não tinha $$$ pra comprar uma licença original, e perdi a conta de quantas vezes executei um DISKCOPY no prompt do DOS para copiar os vários disquetes de instalação do sistema.

Se hoje olhamos para o Windows 95 e lembramos de suas falhas, tela azul e etc., na época ele era o sonho de consumo de todo mundo que tinha um PC em casa, o que aqui no Brasil, ainda não era tão comum.

O interessante é ver que muitos recursos introduzidos pelo Windows 95 estão presentes até hoje no Windows 10, como o Menu Iniciar, a barra de tarefas e muitos outros.

Via Microsoft-News

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.