sábado , 20 julho 2019

Seja bem vindo Windows 10!

Olha aí, pessoal! O Windows 10 já é realidade!

Neste exato momento, estou em processo de atualização do meu Surface Pro 3. Preferi aguardar a versão final para atualizar este que é o meu computador principal e que uso no meu dia a dia.

O Windows 10 está sendo liberado gradativamente, e assim que estiver disponível para instalação em seu computador, será exibida uma notificação igual a mostrada na imagem a seguir.

Screenshot (59)

São muitas as novidades do Windows 10. Estes são os principais pontos que destaco nesta que é a versão de Windows mais importante da história da Microsoft

MICROSOFT EDGE

edge_tablet_image

Não trata-se apenas de um novo browser. A Microsoft ouviu as inúmeras reclamações que os usuários ao longo tempo fizeram do Internet Explorer.

A empresa também estudou a fundo as principais razões responsáveis pelo sucesso do Firefox e do Chrome. Como resultado, temos o Microsoft Edge que já nasce mais rápido que os navegadores concorrentes.

Microsoft Edge - draw

Atendendo a nova característica do mercado de PCs que agora passam a incorporar telas touch, o Edge possui um recurso que permite desenhar ou escrever nas páginas e compartilhar o resultado final nas redes sociais, email ou com aplicativos de terceiros.

LOJA DE APLICATIVOS UNIVERSAL

W10_Laptop_Store_16x9_en-US-1-1024x576

Este ponto merece uma atenção especial, já que é a nova loja de aplicativos que pode mudar os rumos do Windows Phone. Afinal, agora teremos uma mesma loja funcionando em computadores, celulares, tablets e Xbox.

Como a Microsoft domina o mercado de PCs, é natural que os desenvolvedores queiram ter seus respectivos aplicativos rodando em máquinas com Windows. Com um esforço mínimo, estes mesmos aplicativos poderão ser portados para outros tipos de hardware com o sistema operacional da Microsoft. Logo, esta nova loja pode (e deve) impulsionar o desenvolvimento de aplicativos para todo o ecossistema da Microsoft.

Como se não bastasse, a Microsoft ainda fornecerá uma forma fácil e nada dolorosa para que os desenvolvedores façam o porte dos seus aplicativos do iOS e Android para o Windows 10.

TOUCH SCREEN + TECLADO E MOUSE

Windows 10 - Start Menu

O Windows 8 tinha uma ótima interface e uma excelente usabilidade. No entanto, esta afirmação só é 100% verdadeira em equipamentos touch screen, e preferencialmente os que reúnem o conceito de tablet e notebook, como o Surface Pro 3.

Mas a realidade do mercado é outra. O grande público usava (e usa até hoje) computadores apenas com teclado mouse. A experiência do Windows 8 nestes equipamentos deixava a desejar, o que gerou uma rejeição de muitas pessoas pelo sistema.

Windows 10 - Snap Assist

O Windows 10 chega com a dura missão de atender a estes dois públicos. O sistema foi todo adaptado para ser utilizado tanto com teclado e mouse como por interface touch. Até o polêmico Menu Iniciar está de volta.

CENTRAL DE AÇÕES

Windows 10 - Action Center

Uma experiência similar a que temos em nossos celulares agora está disponível também no computador. Todas as notificações estão reunidas em um só lugar.

MÚLTIPLOS DESKTOPS

Windows 10 - Multiple Desktops

Usuários mais avançados demandam recursos mais elaborados. Pela primeira vez, o Windows passa a ter a capacidade de suportar múltiplos desktops. Agora, podemos alternar entre um desktop que estará executando nossos aplicativos profissionais e outro que estará exibindo os softwares e aplicativos de uso pessoal.

CORTANA

Windows 10 - Cortana

A assistente pessoal da Microsoft que já vem fazendo sucesso no Windows Phone também estará presente nos PCs. Apenas com um comando de voz é possível dar orientações para que a Cortana envie emails, configure alarmes, informe a previsão do tempo e muito mais.

Uma recurso muito interessante é que a Cortana pode comandar aplicativos de terceiros. Ao que tudo indica, a próxima versão do Viber que deve ser liberada a qualquer momento, já terá suporte à Cortana.

A previsão é de que ainda este ano, a Cortana comece a funcionar em português em caráter Alpha para os usuários do programa Windows Insider.

NOVOS APLICATIVOS

Fotos - Windows 10 app

Novos aplicativos de música, fotos, player de vídeos e email estão disponíveis no Windows 10. Este último tem sido extremamente elogiado por todos que testaram as versões prévias do sistema.

WINDOWS HELLO

Windows 10 - Windows Hello

Chega de senhas! O Windows 10 é capaz de fazer um reconhecimento facial e identificar quando você está sentado na frente do computador liberando o acesso ao sistema. No entanto, esta funcionalidade depende de um novo tipo de câmera que estará presente em notebooks e computadores que serão lançados por diversos fabricantes a partir de agora.

Então, é isso! Agora é só esperar e acompanhar a reação da mídia, do público, e principalmente, dos desenvolvedores!

Seja bem vindo, Windows 10 😉

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.