Faz tempo que esperamos por um novo Lumia top de linha. Essa longa espera está próxima de terminar com o lançamento de dois novos smartphones, que como falei anteriormente, são tratados internamente pela Microsoft através dos codinomes de Talkman e Cityman.
Embora a princípio tenha se falado que estes aparelhos levariam os nomes de Lumia 940 e Lumia 940 XL, parece que a Microsoft está considerando batizá-los de Lumia 950 e Lumia 950 XL. Se confirmado, a linha x50 será o nome comercial para os celulares com Windows 10.
Talkman (Lumia 950)
- Policarbonato nas cores branca e preta
- Tela OLED de 5.2″ WQHD (1440 x 2560)
- Processador Snapdragon 808 – 64-bit Hexa core
- 3GB de memória RAM
- 32GB de memória interna
- Suporte para cartão MicroSD
- Câmera Pureview de 20MP
- Câmera frontal de 5MP
- Bateria removível de 3000 mAh
- Carregamento sem fio por meio de capa flip
- USB Type-C
Cityman (Lumia 950 XL)

- Policarbonato nas cores branca e preta
- Tela OLED de 5.7″ WQHD (1440 x 2560)
- Processador Snapdragon 810 – 64-bit Octa core
- Escaneamento de íris para login por meio do Windows Hello
- 3GB de memória RAM
- 32GB de memória interna
- Suporte para cartão MicroSD
- Câmera Pureview de 20MP de com flash de LED triplo
- Câmera frontal de 5MP
- Bateria removível de 3300 mAh
- Carregamento sem fio integrado
- USB Type-C
- Botões laterais em alumínio
Windows Hello
O desbloqueio do aparelho poderá ser feito através de um novo hardware capaz de fazer a leitura da íris do usuário. Ainda não está claro como será a usabilidade, mas deve ser algo similar ao escaneamento facial que mostramos no Windows 10 para PC.
Sabe-se que o Lumia 950 XL terá suporte a esta função. Já quanto ao Lumia 950, as informações ainda são desencontradas.
O que parece ser consenso é de que este novo meio de login será habilitado com uma atualização futura que deverá ser lançada poucos meses após o início da venda dos aparelhos. Isto porque o Windows Hello no Windows 10 Mobile não estará pronto a tempo do lançamento.
Acessórios – Caneta, Smart Cover e Docking Station
Três acessórios serão vendidos a parte e terão compatibilidade apenas com o Lumia 950 XL.
O primeiro é uma caneta stylus. Acredita-se que seja exatamente a mesma caneta que a Microsoft colocou no Surface Pro 3 (imagem acima).
Já o outro é uma Smart Cover que seria muito parecida com o acessório que a Asus criou para o Zenfone 2. A capa protege o aparelho deixando apenas as notificações à mostra.
Docking Station
O produto que aparece com o codinome Munchkin na figura acima é uma dock station para se utilizar o modo Continumm do Lumia 950 XL. Estima-se que este acessório capaz de transformar o celular em uma espécie de computador portátil seja vendido por US$ 99.
Lumia 550, Lumia 750 e Lumia 850 – CANCELADOS
Na manhã de hoje circularam rumores sobre estes três aparelhos. Tratam-se de smartphones que vinham sendo desenvolvidos pela Microsoft, mas que foram cancelados diante das recentes mudanças estratégicas da empresa.
ANÚNCIO EM SETEMBRO
Acredita-se que todas estas novidades sejam anunciadas pela Microsoft durante a IFA 2015 que será realizada em Berlim entre os dias 4 e 9 de setembro. Com isso, é bem provável que estes aparelhos cheguem por aqui a tempo das vendas de natal.