sábado , 20 julho 2019

24 horas com a build 10166 do Windows 10 Mobile no Lumia 1520

Depois de muitas formatações, reinstalações e outros procedimentos, estou há cerca de 24 horas com a build 10166 no meu Lumia 1520. Aqui está um resumo de tudo o que aconteceu.

INSTALAÇÃO

Os problemas começaram aqui. Eu estava com o Windows Phone 8.1 (GDR 1) no meu aparelho. Após instalar o Windows 10, a tela iniciar simplesmente não carregava. A única coisa que eu conseguia acessar era a Central de Ações. Vi que muita gente teve esse problema e aparentemente não há uma solução a não ser formatar o celular.

Fiz a formatação. O Windows 10 iniciou novamente e optei por restaurar o meu backup mais recente. O mesmo problema da tela iniciar voltou a acontecer. Então fiz uma nova formatação, mas desta vez sem restaurar o backup.

O sistema iniciou e eu comecei a configurar meu celular quando percebi um problema grave. Uso meu celular em inglês e mantenho o teclado funcionando em dois idiomas (inglês e português). No entanto, não é possível instalar um pacote de idioma adicional nesta versão preview do Windows 10.

Foi aí que me lembrei de um post da Microsoft informando sobre este bugs e uma possível solução de contorno. Depois de muito pesquisa, achei esse post e tentei o procedimento. A solução pra quem já está com o Windows 10 instalado não funcionou pra mim, então tive que voltar meu celular para o Windows Phone 8.1, não restaurar nenhum backup, instalar apenas os pacotes de idioma que eu uso, e aí sim atualizar para o Windows 10.

Nessa altura do campeonato eu já tinha passado todo o sábado executando estes procedimentos. Agora, só me restava instalar os aplicativos principais e configurar meu celular novamente. Depois de tudo (ou quase tudo) feito, passei a usar o Lumia 1520 como sempre faço, e até agora estes são os problemas que encontrei.

TELA GLANCE

Minha tela Glance está exibindo o relógio corretamente. E só. Os ícones de notificação não estão aparecendo e o sistema insiste em exibir a notificação detalhada do Calendário, mesmo após eu configurar outro aplicativo para esta função.

TECLADO

Em alguns aplicativos como o Tweetium, tenho tido dificuldade em editar textos durante a digitação. Se eu digito tudo certo de primeira vai tudo bem, mas se eu resolvo apagar uma palavra ou inserir alguma coisa entre uma palavra e outra, o cursor se perde e acabo tendo que apagar a frase inteira e começar de novo.

MICROSOFT BAND

Consigo sincronizar a pulseira inteligente com o Microsoft Health, mas não estou recebendo notificações de aplicativos de terceiros na pulseira. As notificações de email chegam normalmente.

CORTANA

A Cortana entende o que eu falo e exibe informações na tela. O problema é que ela não fala mais. Ficou totalmente muda.

QUIET HOURS  (NÃO PERTURBE)

O modo “Não perturbe” está sendo acionado e desativado corretamente de acordo com o configurado. O problema acontece se eu resolvo desligar a função manualmente antes do horário programado. Alguns segundos depois, o sistema ativa o “não perturbe” novamente.

CRASH DE APLICATIVOS

É comum algum aplicativo fechar sozinho durante o uso. O caso mais grave é com o Waze que não abre de jeito nenhum. O aplicativo exibe a splash screen e fecha logo em seguida.

CONCLUSÃO

São alguns problemas chatos. No meu caso o que mais incomoda é o não recebimento de notificações na Microsoft Band e a ausência da Cortana. Devo manter essa versão no meu celular por mais um tempo, mas ainda não me decidi se volto para o WP 8.1 ou se continuo convivendo com estes bugs.

Os bugs encontrados podem variar de acordo com o que você possui e como você usa o seu celular. Se você está cogitando instalar o Windows 10 Preview no seu aparelho, recomendo que o faça apenas se estiver disposto a formatar o seu Lumia uma ou mais vezes, não restaurar o backup, e ainda assim correr o risco de ter que voltar para o Windows Phone 8.1.

 

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.