sexta-feira , 12 agosto 2022

Cortana ganhará versões para iPhone e Android e essa é uma boa notícia

Em um vídeo publicado hoje pela Microsoft, Joe Belfiore anunciou que a assistente pessoal Cortana será lançada em breve para os smartphones Android e iOS.

Embora não tenha sido falado no vídeo, é bem provável que o comando “Hey, Cortana!” não funcione nas plataformas concorrentes, uma vez que apenas a assistente pessoal nativa da plataforma pode ser acessada sem encostar no aparelho. Mas isso poderia ser contornado com um comando adicional. Exemplo: “Hey, Siri… abra a Cortana” pode ser uma forma de carregar a assistente pessoal da Microsoft em um iPhone apenas com comandos de voz.

É possível que em um primeiro momento alguns usuários de Windows Phone fiquem chateados por não ter mais exclusividade sobre o serviço, mas o que deve ser entendido aqui é que quanto maior a base de usuários que tiver acesso a Cortana, melhor. Afinal, o serviço depende do aprendizado obtido com base na utilização por parte dos usuários.

A estratégia de expansão dos atuais serviços da Microsoft para as demais plataformas tem sido vista com bons olhos pelo mercado. Aos poucos, a empresa está diversificando suas fontes de receita e voltando a cair no gosto do consumidor, algo que salvas as devidas proporções, não víamos desde o lançamento do Windows 95.

Se você está se perguntando qual será o diferencial do Windows Phone, a resposta é simples: Usabilidade e performance. Nos celulares de entrada e smartphones intermediários, o sistema continuará com um desempenho superior ao Android. Já no segmento high end, o aparelho terá recursos matadores como o modo Continuum, capaz de transformar o celular em um computador portátil, algo inimaginável no iPhone.

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.