sexta-feira , 12 agosto 2022

Microsoft apresenta as novidades do Windows Phone 8.1

Agora é oficial!

A Microsoft apresentou ao mundo o Windows Phone 8.1.

Conheça alguns dos principais destaques da maior atualização da história do Windows Phone.

CENTRAL DE NOTIFICAÇÕES (ACTION CENTER)

Action Center (WP 8.1)

Talvez esse seja o recurso mais aguardado pelos usuários.

O WP 8.1 terá a Central de Notificações, que assim como nas demais plataformas, funcionará como uma “cortina” que pode ser acionada a qualquer momento deslizando o dedo da parte superior da tela para baixo.

CORTANA (ASSISTENTE PESSOAL)

Cortana_WP81

A assistente de voz da Microsoft batizada de Cortana é capaz de interpretar frases e realizar tarefas como inserir entradas no calendário, realizar buscas na web (com o auxílio do Bing), programar alarmes e muito mais.

Joel Belfiore passou grande parte do tempo mostrando as diversas possibilidades suportadas pela Cortana. O serviço substituirá a busca padrão acionada pelo botão do Bing nos aparelhos com Windows Phone.

Vale destacar que a Cortana não apenas executa as ações que você fala. Ela de fato age como uma assistente pessoal. Por exemplo, se você pede para que ela insira um compromisso na agenda no mesmo horário em que você já algo programado, Cortana avisará você sobre o conflito na agenda.

Um outro exemplo que mostra a inteligência da Cortana é você dizer algo como “quando eu falar com minha irmã novamente me lembre de perguntar sobre o cachorro dela”. No momento em que você  ligar pra ela, um lembrete é exibido na tela.

Cortana (WP 8.1)

Cortana será suportada por aplicativos de terceiros como o Skype.

Falando do Skype, ligações convencionais via operadora de celular poderão facilmente ser transferidas para uma chamada de vídeo via Skype (se ambos utilizarem o serviço é claro) por meio de um botão novo (imagem acima).

Cortana_WP81_1

A Cortana está sendo lançada como um serviço Beta e inicialmente estará disponível apenas em inglês.

PERSONALIZAÇÃO

Notaram que na tela acima todas as tiles estão preenchidas com o mesmo background? No WP 8.1 será possível definir uma imagem da galeria que será utilizada pelas live tiles.

A tela de bloqueio do Windows Phone também será mais customizável do que na versão anterior. Novas APIs foram criadas para isso e Rudy Huyn, criador do 6tag, desenvolveu o primeiro aplicativo com essa funcionalidade em parceria com a Microsoft.

NÃO PERTURBE (QUIET  HOURS)

Agora será possível definir um horário em que o telefone não te notificará com as mensagens recebidas no WhatsApp, Twitter, SMS, ligações e etc. Isso é ótimo para quando você estiver dormindo, por exemplo.

No entanto, você pode configurar para ser notificado caso receba ligações de um contato específico. Bem completo, não?

TECLADO ESTILO “SWYPE”

Swype (WP 8.1)

A Microsoft incorporou um estilo de escrita similar ao Swype ao WP 8.1. Essa provavelmente será um dos novos recursos que mais irei utilizar. Gostei!

Essas são apenas algumas das várias novidades que a nova versão do sistema trará.

Os primeiros aparelhos com Windows Phone 8.1 chegarão ao mercado entre o final desse mês e início de maio.

Já os aparelhos atuais receberão a atualização “nos próximos meses”. Infelizmente a Microsoft não foi mais exata do que isso.

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.