domingo , 16 junho 2019

Runtastic: Um excelente aplicativo para monitorar seus treinos nas mais diversas modalidades

Nos últimos dias resolvi testar o aplicativo Runtastic para monitorar minhas atividades físicas.

Além dele é possível encontrar outras opções como o Endomodo e o Sports Tracker na loja do Windows Phone, mas batendo o olho nas funções de cada um tive a impressão de que o Runtastic é o mais completo dos três.

É importante frisar que todos os meus testes foram feitos com o Runtastic Pro que custa R$ 9,99, e também conta com uma versão demo que funciona totalmente, mas registra apenas 6 atividades. Ainda há uma versão gratuita do Runtastic, mas com funcionalidades reduzidas.

Graças a interface moderna da Microsoft, assim como acontece com a maioria dos aplicativos, o Runtastic pra Windows Phone acaba ficando com um visual mais bonito do que o existente nas demais plataformas.

Runtastic Pro Runtastic Pro

Sua utilização é bem simples. Ao carregar o aplicativo, basta você selecionar o tipo de atividade que irá fazer e clicar no botão Início para que ele comece a registrar os dados do seu treino.

No meu teste, monitorei um passeio de bicicleta que fiz pela Avenida Paulista. O Runtastic acionou o GPS e registrou com precisão o meu trajeto.

Runtastic Pro  Runtastic Pro

Ao término do percurso, você terá um resumo contendo informações como: tempo de duração do trajeto, distância percorrida, calorias, velocidade média e máxima atingida.

Todas as suas atividades ficam registradas no aplicativo e no site www.runtastic.com. O resultado ainda pode ser compartilhado via email e pelas redes sociais, mas no meu caso o compartilhamento via Twitter falhou em todas as tentativas, enquanto no Facebook consegui compartilhar normalmente.

Caso você coloque o Runtastic em background, o aplicativo irá pausar de registrar suas atividades e ao carregá-lo novamente você terá a opção de continuar de onde parou ou de salvar a atividade anterior e iniciar uma nova.

O Runtastic ainda conta com um Music Player pra você ir ouvindo suas músicas favoritas enquanto faz seus exercícios. Porém, ele só reproduz as suas playlists, ou seja, você não consegue selecionar um álbum ou uma música diretamente a não ser que eles estejam definidos como playlist dentro do hub Músicas+Vídeos do Windows Phone.

Runtastic Runtastic

Dentro das configurações, existem parâmetros para manter o aplicativo rodando mesmo com a tela apagada e uma opção para que sua atividade seja colocada em pausa caso você acione a câmera para bater uma foto.

Runtastic Pro Runtastic Pro

Há ainda algumas funções interessantes como o feedback por voz, onde você recebe informações de distância e tempo percorrido. Porém, este recurso não está disponível em português. Já o acompanhamento ao vivo compartilha seu treino em tempo real nas redes sociais. Assim, seus amigos podem ir dando palpites na sua atividade.

Runtastic Pro Runtastic Pro

Ele ainda possui uma função de sincronização de rotas, sendo possível até mesmo compartilhar uma rota com um amigo via NFC. Infelizmente ainda não pude testar esse recurso.

Tenho usado bastante o Runtastic e o aplicativo tem rodado sem bugs no meu Lumia 920.

Recomendo! 🙂

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.