A tecnologia PureView nasceu no Nokia 808, o fantástico smartphone com câmera de 41 megapixels. Veja aqui algumas fotos de cair o queixo que fiz com ele.
Nessa fase, os time da Nokia e da Carl Zeiss focaram em criar um zoom digital que não perdesse qualidade, permitindo que você veja os mínimos detalhes da fotografia.
Com o lançamento do Lumia 920, o PureView alcançou um novo estágio.
Nessa etapa foram adicionadas as seguintes novidades:
Fotos em locais de baixa luminosidade
Não é segredo pra ninguém que fazer fotos em locais escuros com um celular sempre foi um problema. Ok, sabemos que o N8 e o 808 possuem flash de xênon, o que por si só já os coloca em patamar acima dos demais smartphones do mercado.
No entanto algumas vezes, seja por causa do reflexo ou para evitar a distorção de alguma imagem, você simplesmente não quer usar o flash.
Mas como fazer fotos com pouca luminosidade e sem flash?
Fácil! O Lumia 920 possui uma câmera com abertura de lente F2.0, algo inédito até hoje em um celular. Na prática, isso quer dizer que a lente dele deixa entrar mais luz do que em qualquer outro telefone do mercado. Além disso, o tipo do sensor também foi modificado.
Saindo da teoria e indo pra prática, veja só do que ele é capaz:


Estabilização de imagem
O outro grande diferencial da câmera do Lumia 920 é a estabilização de imagem.
Fotos borradas ou tremidas são coisa do passado!
Mesmo que o objeto fotogrado esteja em movimento, você terá um excelente resultado, como esse:

Novo sistema de Flash LED
A Nokia trabalhou bastante na evolução do flash. Convenhamos que Flash de LED nunca foi grande coisa, mas agora a coisa mudou de figura.


Mas afinal e a quantidade de megapixels?
Nessa hora você deve estar se perguntando. Ok, tudo isso é fantástico, mas o 808 tem 41 megapixels e o Lumia 920 “apenas” 8. Qual é melhor?
Eu adoraria ter um Lumia 920 pra comparar, mas um coisa que já posso dizer é que se você pretende imprimir uma foto em tamanho gigante ou exibí-la em um telão, certamente o 808 te dará um melhor nível de detalhe.
Também tem a questão do zoom, mas ainda não temos informações suficientes para abordar este ponto.
Fato é que com o Lumia 920, a Nokia conseguiu dar uma bela resposta à aquelas pessoas que adoraram o 808 PureView, mas acharam que não valia a pena comprar “porque ele é um Symbian”.
Sinceramente, já me convenci! Quero muito um Lumia 920!