segunda-feira , 15 julho 2019

Nokia N8 – Primeiras impressões

Depois de uma longa espera, finalmente coloquei as mãos no meu N8. Eu não queria uma cor comum como preto ou prata, e por isso fiquei quase dois meses aguardando pela chegada dos aparelhos coloridos. (Não, não sou fã do Restart, tá?).

Nokia N8 na cor azul

Comprei  pela loja online da Nokia, que até o momento é o único lugar onde se pode encontrar o N8 em outras cores. Aliás, a própria Nokia diz que são unidades limitadas, o que talvez seja um indício de que estes aparelhos não serão vendidos nas operadoras, exceto na cor preta.

O aparelho surpreendeu (e muito!). A tela capacitiva e o display de AMOLED proporcionam uma usabilidade fantástica com cores impressionantes. O grande diferencial desse celular é realmente a parte multimidia, o que irei detalhar em outros posts futuramente.

A câmera tem 12 megapixels, o suficiente pra gente aposentar a câmera digital portátil. (Eu mesmo vendi minha Cybershot). O flash é de xênon, o que faz com que finalmente possamos ter um celular que tire fotos decentes no escuro. Acho que até hoje, só o N82 tirava nota azul nessa categoria. A primeira foto que tirei com o N8, pode ser vista aqui no meu Flickr.

A lente é Carl Zeiss (a mesma utilizada nas câmeras da Sony), e ele filma em alta definição (720p). Um diferencial importante quando se fala em fazer vídeos com o N8, é que ele possui dois microfones (um de cada lado do aparelho). Assim, o áudio também fica com qualidade excelente!

Ainda no quesito multimidia, o N8 conta com uma saída HDMI. É como ter um aparelho de Bluray no bolso! rsrs. Assistindo as imagens do N8 em uma TV de LED/Plasma/LCD, fica díficil acreditar que o que estamos vendo está sendo reproduzido por um telefone celular.

Mais adiante vou falar sobre outras supresas boas que tive com o aparelho. O Symbian, que já foi tão criticado, foi repaginado e está com um desempenho diferente de todos os outros Nseries. Nem de longe lembra o N97.

A Ovi Store também merece destaque! Demorou, mas a Nokia finalmente lançou uma plataforma com uma interface agradável, como os usuários gostam. E a quantidade de aplicativos disponíveis para o N8, que era uma outra preocupação minha, também surpreendeu.

Mas tudo isso vamos ver com calma em outros posts num futuro não muito distante!

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.