domingo , 26 maio 2019

Os perigos de fotos com geotagging

Os arquivos .JPEG tem a possibilidade de armazenar informações adicionais como qual câmera foi utilizada, se você foi usado flash ou não, e mais uma série de características da foto. Tudo isso é armazenado no próprio arquivo .JPEG. Uma das informações que pode ser armazenada é justamente a localização exata de onde foi tirada a foto (latitude e longitude).

Cuidado!

Os smartphones mais novos tem essa função, que muita gente ainda desconhece, e é justamente aí que mora o perigo. Imagine se você tira uma foto em sua casa sem saber que o geotagging está habilitado, e posta esta foto na internet. Pronto, qualquer um já tem como saber onde você mora.

Este é apenas um exemplo dos vários casos onde o geotagging em fotos pode ser perigoso. Eu costumo deixar essa função habilitada por default, mas no caso do N900, tenho uma configuração adicional que permite que quando eu poste uma foto online, o telefone remova automaticamente a localização. Com isso, eu controlo exatamente quando eu quero postar a localização da foto ou não. (desde que eu não esqueça de configurar o parâmetro corretamente!)

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.