segunda-feira , 16 setembro 2019

Backup dos dados armazenados no celular. Você faz?

E agora???

Pouca gente que conheço se preocupa em fazer backup dos armazenados no celular. Contatos, agenda de compromissos, fotos, vídeos e músicas estão sempre ali no bolso a disposição.

Mas já cansei de ver gente desesperada quando o celular é roubado, perdido ou simplesmente para de funcionar.  A frase “não é nem tanto pelo aparelho, mas pela minha agenda” já foi usada por muita gente tentando justificar um choro.

Bom, existem várias formas de fazer backup e vale a pena você investir um pouquinho do seu tempo em uma delas:

1 – Backup da agenda via operadora

É o pior método! As operadoras (muito criativas) bolaram mais uma forma de aumentar suas receitas com base na falta de informação das pessoas. Com isso, lançaram um aplicativo (que normalmente já vem pré-instalado no Sim Card), onde você pode fazer uma cópia da sua agenda em um servidor da operadora. E claro, você tem que PAGAR por isso!

E vale lembrar que neste caso você só terá o backup da agenda de contatos.

2 – Softwares de Sincronização no PC


Um método mais prático e sem custo, é utilizar um software de sincronização do seu celular com seu computador. No meu caso, quando opto por este método, uso o Ovi Suite da Nokia pra sincronizar meus contatos, compromissos, fotos, vídeos e músicas entre o meu notebook e os celulares N900, N8 e E71.

Uma vantagem é que este software sincroniza meus contatos também com a agenda do Outlook, e consequentemente com o Exchange da empresa, e ainda faz uma outra sincronização com o servidor do serviço Ovi Contacts da Nokia. Ou seja, tenho meus contatos em tudo quanto é lugar.

3 – Sincronização direto do celular (sem depender do PC)

Este sem dúvida é o melhor método, pois você não precisa de um computador e pode fazer o backup de onde estiver, via 3G ou wifi. O ponto negativo é que não dá pra fazer backup de tudo por este meio. Arquivos grandes, como vídeos ou vários álbuns de músicas demorariam muito pra serem transferidos via 3G, e dependendo do caso até por wifi, o que consumiria muita bateria.

Este método é ótimo pra sincronizar agenda de contatos e compromissos com o Exchange, Google Agenda e o Ovi Contacts. O “porém” é que nem todos aparelhos suportam este método. Ex: O N8 e o E71 tem uma excelente compatibilidade com todos estes serviços. Já o N900, devido a plataforma Maemo 5, sincroniza perfeitamente apenas com o Exchange. Existem softwares de terceiros (viva a plataforma aberta!) para sincronizar com os demais serviços, mas ainda não consegui ter sucesso com nenhum deles.

Também recomendo que vocês leiam o post sobre o DropBox (caso ainda não conheçam o serviço).

Estes são os principais métodos e os mais usados. Seja qual o for meio escolhido, o importante é ter o backup pra não ficar no desespero no caso de uma eventualidade.

About igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.