domingo , 23 julho 2017

Review Lumia 950 XL – O smartphone que a Microsoft reluta em trazer ao Brasil

Esse review demorou bastante pra sair. Nem parece, mas já faz 4 meses que estou usando o Lumia 950 XL.

A demora na publicação deste post deve-se a uma combinação de fatores, mas principalmente pelo fato de os dois primeiros meses de uso do aparelho terem sido extremamente prejudicados devidos aos vários bugs do Windows 10 Mobile (saiba mais aqui).

Aliás, foram justamente por esses problemas que a imprensa internacional desceu a lenha no aparelho. Felizmente, tudo isso já foi corrigido e agora o celular está estável como deve ser.

Lumia 950 XL Dual Sim

Quase tudo que vou falar neste review do Lumia 950 XL se aplica também ao Lumia 950, já que os aparelhos são extremamente parecidos. As únicas diferenças são o tamanho da tela, da bateria e o processador (hexa-core no 950 e octa-core no 950 XL).

DESIGN

Lumia 950 XL

O aparelho está longe de ser o smartphone mais bonito da linha Lumia. Ele não é feio, não é isso. Mas o acabamento original não se parece em nada com seus antecessores como o Lumia 1520, ou até mesmo o mais antigo Lumia 920.

Lumia 1520 x Lumia 950 XL
Lumia 1520 x Lumia 950 XL

 

Mas diferente dos top de linha anteriores, a traseira do Lumia 950 XL é totalmente removível, o que nos permite contornar essa deficiência de design comprando uma das capas da Mozo. Só que é uma despesa a mais de preço bem salgado (saiba mais aqui).

Lumia 950 XL - Mozo Red
Capa de couro da Mozo para o Lumia 950 XL

FOTOS

Lumia 950 XL

A câmera é aberta instantaneamente assim que o botão dedicado é pressionado mesmo com o telefone travado. Nem de longe vemos aquela lerdeza que existia no Lumia 1020.

Pela primeira vez é possível bater várias fotos em sequência. Aquela de coisa da foto ficar “salvando…” simplesmente não existe mais. Assim que uma foto é batida, o telefone já está pronto para capturar uma nova.

Estas são algumas fotos que fiz com meu Lumia 950 XL. Se você salvar estes arquivos no seu computador e visualizá-los no aplicativo de fotos padrão do Windows 10, conseguirá ver a Imagem em Ação (Living Image) que foi salva no momento em que a foto foi capturada.

WP_20160305_16_52_47_Rich_LI
HDR da câmera padrão do Windows 10 no Lumia 950 XL

WP_20160327_18_26_34_Rich_LI

WP_20160305_17_03_27_Rich_LI

WP_20160129_16_37_34_Rich_LI

E esta última foto foi feita utilizando a câmera frontal de 5MP do Lumia 950 XL.

WP_20160312_15_19_47_Pro_LI 1

VÍDEOS

A captura de vídeos pode ser feita em 4K (30 fps) ou em 1080p (60fps). A opção de 60 fps é novidade na linha Lumia e os vídeos ficam simplesmente incríveis. O vídeo review que fiz da Microsoft Band 2 foi todo filmado desta forma.

Tenho usado pouco a filmagem em 4K, já que pouca gente tem acesso a um equipamento com essa resolução. Mas uma grande vantagem de filmar em 4K é que o Windows 10 permite extrair uma foto de um arquivo vídeo. É claro que é possível fazer isso com qualquer vídeo de qualquer resolução, mas quando o vídeo está em 4K, a foto fica com uma resolução similar a uma imagem de 8MP.

O assunto “Câmera” é bem extenso e farei outro post falando apenas sobre isso no futuro, onde incluirei também outras fotos noturnas e exemplos de uso do Flash de LED Triplo.

CONTINUUM

“O telefone que funciona como um PC” – Esta é a frase que aparece em grande parte do material de divulgação do Lumia 950 XL.

Graças ao Windows 10, o Modo Continuum oferece a experiência mais próxima que um celular já teve de um computador portátil.

Antes de mais nada é preciso esclarecer que o Continuum pode ser utilizado de 3 diferentes formas:

  1. Através da Dock vendida pela Microsoft
  2. Com um cabo USB Type-C x HDMI (o mesmo que a Apple usa no Macbook)
  3. De forma totalmente wireless em aparelhos de TV com Miracast

O Continuum permite executar apenas um aplicativo por vez no monitor externo, enquanto o telefone fica liberado para rodar outro app simultaneamente.

A performance de aplicativos universais como Office, Email, Facebook e Tweetium é a mesma que você tem em qualquer computador com Windows 10.

Já a navegação com a versão desktop do browser Microsoft Edge é um pouco lenta, principalmente em sites grandes e com muitas imagens como a página do UOL ou o feed do LinkedIn.

WINDOWS HELLO

A autenticação usando a íris é algo totalmente novo e foi o caminho escolhido pela Microsoft como alternativa ao leitor de impressão digital utilizado por outros fabricantes.

Como comentei no vídeo acima, o recurso me parece fazer muito mais sentido em notebooks e tablets como o Surface Pro 4 e o Surface Book do que em celulares.

São vários os casos em que o Lumia 950 XL não me reconhece e tenho que digitar a senha. Já rodei o treinamento várias vezes e em diferentes ambientes para que o celular “me conheça” melhor, mas a precisão dele é muito menor do que a que tenho no meu Surface. Não sei tenho como afirmar se existe algo a ser melhorado no software ou se a experiência atual já está no limite suportado pelo hardware.

Eu não gostaria que o scanner de íris fosse abandonado pela Microsoft nos próximos smartphones, mas a solução adotada pela HP que colocou tanto um scanner de íris como um leitor de impressão digital no Elite x3 sem dúvida é uma melhor opção.

USB OTG

O recurso que víamos no saudoso Symbian aparece pela primeira vez  em smartphones Windows nos Lumias 950 e 950 XL.

A maior dificuldade foi encontrar um adaptador USB Type-C x Type-A. Recorri ao Mercado Livre e mesmo assim não foi tão fácil de achar.

Com este adaptador posso conectar acessórios como PenDrive, Mouse, Headset e até uma impressora ao celular. Claro que não usei tudo isso. Na verdade, tenho usado apenas para copiar arquivos para um PenDrive.

USB OTG USB OTG

BATERIA E USB TYPE-C

Lumia 950 XL

Meu perfil intenso de uso tem feito com que a autonomia da bateria do Lumia 950 XL dure entre 6 e 8 horas. No melhor dos dias cheguei a 10 horas.

O Lumia 950 XL é um dos poucos celulares que já possui entrada USB no novo padrão Type-C. Este novo tipo de cabo USB tem basicamente duas vantagens: pode ser encaixado de qualquer lado e proporciona um carregamento rápido da bateria.

Aqui vale uma ressalva importante. Na primeira vez que saí com meu Lumia 950 XL levei um dos meus carregadores portáteis e só quando fui utilizá-lo me lembrei que o conector USB mudou, o que me impedia de usar todos os carregadores que eu já tinha. Mais tarde, acabei comprando um segundo cabo USB (Type A x Type-C) para contornar este problema.

Segundo a Microsoft, o carregamento rápido via energia elétrica deveria fazer com que a bateria de 3340 mAh fosse de 0% a 50% em apenas 30 minutos. Na prática, tenho levado um pouco mais (40 min) para carregar a primeira metade da bateria e cerca de 1 hora e 45 minutos para carregá-la totalmente.

APLICATIVOS

Lumia 950 branco

Não há como negar que este tem sido o grande problema da Microsoft. Enquanto aplicativos como WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, Email, Office, Skype, Uber e outros que compõe o kit básico capaz de atender a grande maioria das pessoas está presente na plataforma, dois nomes importantes que tem crescido bastante e atraído um enorme público ainda não tem previsão de chegar ao Windows 10: Snapchat e Periscope.

Além disso, alguns aplicativos importantes como o HERE Maps, já sinalizaram que não irão mais suportar o Windows 10.

Pior do que não ver um serviço ser lançado para a plataforma é ver um aplicativo importante abandoná-la.

VALE A PENA?

Isso nos remete a pergunta de 1 milhão de reais. Vale a pena comprar o Lumia 950 ou o Lumia 950 XL?

Primeiro devo dizer que não faço ideia se a Microsoft vai lançar um destes celulares no Brasil. O boato é que apenas o Lumia 950 vem pra cá, mas tanto tempo se passou que já começo a ter dúvidas disso.

Deixando esta questão de lado, devo dizer que estes dois aparelhos só devem ser considerados por quem já é usuário do Windows Phone. Se os aplicativos atuais te atendem, certamente você será feliz com um destes novos Lumias. Se você é usuário de iPhone ou Android, deve antes de mais nada olhar quais aplicativos que você usa que estão disponíveis para o Windows 10. Caso contrário, por mais que o novo sistema operacional ofereça coisas legais como a Cortana e uma integração mais profunda com o PC, você sempre trará a tona o fato de o app xpto não ter sido lançado e bla blá blá…

Sobre igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.

Veja também

VPN: Saiba como funciona e proteja suas conexões

Segurança digital deveria ser uma preocupacão de todos, mas a grande verdade é que a ...

  • Bruno

    Basicamente é um celular pra fãs do lumia.
    Ótimo Review!

  • E_Palpatine

    Uma pena o pouco caso que a MS teve com a linha Lumia. Esses aparelhos deveriam ter sido o ponto de inflexão para uma arrancada do Windows. Foi exatamente o contrário, por puro descaso da MS.

  • Micke

    Excelente trabalho Igor… Seu trabalho consegue reavivar nossas memórias nostálgicas de uma tal de “Nokia”.
    Espero que da próxima esteja fazendo review de um tal Surface Phone… 🙂

    • Valeu! Eu também espero muito por um Surface Phone, mas pelo visto só em 2017. Abs.

  • Ótimo review Igor!

    Curioso para saber se você fez o upgrade oficial do seu Lumia 1520 ou 640XL para Windows 10 e qual sua impressão atual quanto a performance e estabilidade destes com o novo sistema, quando comparado com o 950XL. Uma vez que a Microsoft não trouxe nenhum dos Lumias novos para o Brasil ainda, rodar a versão “upgrade” é a única opção, confesso que eu mesmo até o presente momento preferi continuar no Windows Phone 8.1 em meu 640XL, com receio de na prática não ter qualquer ganho com a atualização e ainda acabar incorporando muitos problemas de um produto ainda inacabado.
    O que acha, vale a pena realizar o upgrade?

    Obrigado,

    • Troquei meu Lumia 1520 pelo Lumia 950 XL que desde dezembro passou a ser meu celular principal. Como falei no vídeo, os dois primeiros meses foram terríveis, mas hoje o Windows 10 está rodando totalmente estável no meu aparelho. Para usuários de outros celulares Windows, recomendo o Lumia 950 XL sem ressalvas.

      • Obrigado pela resposta Igor,
        Sem dúvida quando a MS trouxer os novos equipamentos, vou analisar a troca. Se houver “parcerias” com as operadoras e boas promoções, certamente será uma opção para permanecer na mesma plataforma.
        Mas minha curiosidade maior, neste momento, é quanto a performance e/ou estabilidade daqueles Lumias como o 640/640XL em que está disponível o upgrade oficial do sistema. Vale a pena? A duração da bateria como fica, existem ganhos de performance, como fica a experiência de uso dos aplicativos e sistema operacional neste caso ou até mesmo um comparativo do aparelho atualizado com aquele, como o seu 950XL, já fabricado com Windows 10.
        Sem dúvida seria uma matéria interessante e que atenderia as duvidas práticas daqueles que não tiveram oportunidade de upgrade de equipamento ainda.

  • Albertofa54

    Oi Igor, o lumia 950xl comprado nos EUA, nas lojas da Microsoft, vem com a opção do português do Brasil

    • Sim, todos os novos Lumias vem com a opção de colocar qualquer idioma igual acontece nos computadores com Windows. O que vc deve prestar atenção é quando ao padrão do 4G e se o celular está ou não desbloqueado. Os aparelhos vendidos na loja da Microsoft EUA funcionam no nosso 4G de qualquer operadora, já os vendidos pela AT&T são bloqueados e só funcionarão nos EUA.

  • Grande dispositivo, belo review;

  • Robson Iecker

    Se não for muita intromissão kkkkk onde comprou e qual o valor do imposto?

    • Comprei nos EUA (8% de imposto americano + 6.38% de IOF brasileiro). O aparelho junto com o acessório do Continuum saiu por aproximadamente R$ 3.500.

      • Robson Iecker

        Mas em que loja? Foi pessoalmente? Acho seguro a compra no eBay ou Amazon?

        • Fui pessoalmente na loja da Microsoft que fica no Aventura Mall em Miami. Já o Surface Pro 4 e a Microsoft Band foram comprados na loja do Dadeland Mall que mostrei neste post http://faixamobi.com/2015/12/17/video-fazendo-um-tour-pela-microsoft-store-de-miami/

          Já comprei outros celulares no Ebay. É seguro desde que vc escolha um vendedor com reputação. O problema é o imposto brasileiro que pode chegar até 60% do valor do aparelho.

  • 4lan Ru1z

    No menu toque não tem a reativação ainda? Aqui no 640XL tem desbl por duplo toque

    • Não, por alguma razão os Lumias 950 e 950 XL não receberam essa funcionalidade.

  • Alex Sander Madona

    Igor boa noite! Estou com uma dúvida, você disse conseguir fazer videos no seu Lumia XL em 1080p a 60fps, eu tenho um Lumia 1520 com W10 oficial e não tenho essa opção de poder filmar a 60fps, essa opção é somente pro 950 ou posso ter essa opção também, e como consigo ativar tal função caso exista pro meu aparelho?

    • Só os Lumias 950 e 950 XL suportam gravar com 60fps. Eu mostro esse parâmetro no video review que está no início do post.

  • Ótimo review, bem completo, assisti todos os vídeos , ficaram excelentes. Uma pena não existir nenhum dos dispositivos apresentados a venda no Brasil .

  • Lucas

    Queria muito comprar este aparelho, mas teria que ser no Brasil. Pior que nem no Mercado Livre tem ele novo… Triste!

    • Murilo Correia

      Tinha.. mas é claro que o preço estava la na Lua….
      Então eu decidi comprar, só que mesmo com o preço alto eu não encontro mais.

  • Marcelo

    Igor, e os mapas do Windows no Brasil? Como é a experiência offline?

    • São os mapas do HERE, logo não tenho do que reclamar. Quanto ao aplicativo, até hoje só usei o próprio HERE Maps e Drive+. Preciso testar o app padrão do Windows 10 pra ver se vou me adaptar.

  • Vitor Henriques Fardilha Sarme

    O Windows Hello é só para o Lumia 950 e 950 XL ou para os outros também?

    • Mark Wellington

      Sim, apenas para eles e surface também, pois é um requisito de hardware,

  • Diego Oliveira

    Igor, no site da Microsoft para nosso país, na descrição dos Lumias 650 e 950, nota se o aviso “Em breve”

    • O 950 tá no site com esse “em breve” desde do ano passado.

      • Diego Oliveira

        Isso configuraria propaganda enganosa. Creio que a Microsoft não homologaria na Anatel nem deixaria este anúncio se não fosse trazer, acredito que esperam algo, o que, é mais uma dúvida.

  • Vitor Henriques Fardilha Sarme

    Engraçado que no meu Android que é o Moto G 2 já tem essa função de desbloquear o telefone através da detecção de rosto e o hardware é bem inferior do meu Lumia 1520.

    • O Windows Hello dos Lumias e do Surface funciona via scanner de íris. É totalmente diferente (e bem mais seguro) que o reconhecimento facial do Moto G.

  • Robson Leite

    Aleluia hein rs. Postou antes de 2018.

  • Rafael Larini

    Olá Igor. Achei muito bom o seu review do Lumia 950 XL. Gostaria de tirar uma dúvida com você. Tenho um L1520 e participava do programa insider. Mas as builds que estava utilizando estavam muito bugadas. Essa semana resolvi voltar para o 8.1 e então sim atualizar para a versão 10 oficial. Notei que está versão bem melhor. Está bastante estável. Gostaria de saber se está valendo a pena instalar a versão Redstone. Tenho receio de voltar para o programa insider, instalar a Redstone e o celular voltar a ficar cheio de problemas. O que você acha a respeito? A mudança é somente na Cortana em português e no aplicativo de Mapas??? Grato pela atenção!

    • A Redstone ainda está com muitos bugs e problemas de performance. Não é recomendado a instalação no celular principal. Tem muitas outras alterações não visíveis para o usuário também.

  • Rafael Larini

    Ok, obrigado Igor pela resposta!

  • Lucas

    Eu tenho uma pessoa que pode me trazer o 950xl da Rússia. Alguém sabe me dizer se ele suporta o 4G daqui? Não estou achando esta informação.

    • Veja se o aparelho possui a rede LTE 7 (2600) e se está desbloqueado.

      • Lucas

        Obrigado. Ainda nao consegui descobrir se na russia eles tem a banda 7 como tu falou, mas vou procurar mais.

  • Kristian Andrade

    Igor, como está o aquecimento do L950XL? Esquenta tanto quanto o L930 ou o novo sistema de resfriamento realmente evita o problema?

    • Ele tem esquentado às vezes enquanto está carregando ou quando fica muito tempo com a tela acesa. Mas diferente de todos os outros Lumias, a parque que esquenta não é a traseira e sim a própria tela (na parte inferior), um local que não incomoda tanto.

      • Kristian Andrade

        Muito obrigado! Fico feliz em saber que essa característica está melhorando nos novos aparelhos. Meu L930, apesar de funcionar bem e estar esquentando menos depois da atualização “.218”, ainda incomoda um pouco com o aquecimento na traseira…

  • sebastiao paiva

    Igor, desculpe a pergunta, mas de qual das três formas acima que vc falou que o continuum pode ser utilizado, o som de um vídeo que eu esteja executando no lumia 950 sai na tv (juntamente com a imagem) na qual eu estou conectado?

    • Em todos os três casos de uso do Continuum, o som será sempre reproduzido no display externo seja ele monitor ou TV.

      • sebastiao paiva

        Pois é Igor.Aqui não estou entendendo.Conectei numa das entradas usb do dock um pen drive com um filme e executei através do continuum pelo meu lumia 950 e a imagem sai na tv conectada via cabo hdmi mas o som só sai no lumia.

        • Estranho… Aperte o botão de aumentar o volume enquanto o filme está sendo reproduzido. No meu aqui, o volume já aparece como default no “EXTERNAL DISPLAY”.

  • RuydeFreitasMartinsBarbosa

    Olá, Igor, tudo bem?
    Você sabe me dizer se o Lumia 1020 realmente não irá ser atualizado com o Windows 10?
    Um abraço!

      • RuydeFreitasMartinsBarbosa

        Igor, muito obrigado pela resposta.
        Infelizmente, o 1020 não terá o Windows 10.
        Vou migrar para outro SO, apesar da excelente câmera do 1020 e do excelente sistema operacional da Microsoft. O problema, para mim, é a falta de aplicativos. Achei que o Windows 10 resolveria isso.
        Estou tendendo para o IOS. Você sabe de algum smartphone que tenha uma câmera que, pelo menos chegue aos pés do Lumia 1020? Tanto faz se for Android ou IOS.
        Um abraço!

        • As câmeras dos Galaxy S6 e S7 são muito boas. São superiores a do iPhone e provavelmente superiores a dos demais Androids.

          • RuydeFreitasMartinsBarbosa

            Bom dia, Igor!
            Quando acontece isso, de descontinuar um aparelho, a empresa continua dando suporte e/ou atualizações para o Windows Phone 8.1 por algum tempo? Quando aconteceu a troca do Symbian pelo WP, a Microsoft deu algum tempo de suporte ao SO antigo?

          • Sim. A maior prova disso é o Windows RT que foi descontinuado há muito tempo, mas até hoje está recebendo atualizações de segurança, assim como dos aplicativos (os mesmos do Windows 8).

          • RuydeFreitasMartinsBarbosa

            Ígor, depois de muito procurar, e ficar balançado por um LG G4, resolvi continuar com o 1020. Câmera para mim, é muito importante. Ainda não existem nenhum smartphone que entregue a mesma qualidade. Nenhum tem flash xenom, por exemplo.
            Um abraço e muito obrigado!

  • RuydeFreitasMartinsBarbosa

    Igor,
    Teria como faze um post mostrando algumas diferenças entre a câmera do 950 e do 1020, em fotos com pouca iluminação?
    Ainda estou em dúvida se relevo o fator câmera e vou para outros OS ( pois nenhum tem a qualidade dos Lumia ), se fico com o meu 1020 ou se compro um 950. A principal barreira é o fato de o 950 não ter flash xenon, como o 1020.
    Abraços!

    • Vou fazer, mas já posso adiantar que o flash do Lumia 950 parece ser tão bom (ou até melhor) que o do Lumia 1020. Isto porque o Lumia 950 XL conta com flash de LED triplo e o tratamento do software é superior ao que tinha no Lumia 1020. Abs.

      • RuydeFreitasMartinsBarbosa

        Boa tarde, Igor! Obrigado pela resposta!
        Você ainda tem o 1020 para fazer os disparos nas mesmas situações de cena e de ( pouca ) luz do 950?
        Taí um post que vou aguardar muito, porque todos os foruns de fotografia dizem que o xenom é bem superior ao led.
        Um abraço!

        • Sim. Ainda tenho o 1020 em casa pra fazer esse comparativo.

          • RuydeFreitasMartinsBarbosa

            Igor,
            Estarei aguardando MUITO por essa postagem.
            Você me permite sugerir cenas para o comparativo?

          • Claro. Fique a vontade.

          • RuydeFreitasMartinsBarbosa

            Vamos lá:
            As clássicas cenas de dia ensolarado, tanto indoor quanto outdoor.
            Fim de tarde, quando a iluminação natural cai, com e sem flash.
            Noturna indoor, com certa iluminação. Por exemplo, dentro de um restaurante. Com e sem flash.
            Noturna outdoor, iluminação normal, por exemplo, uma praça com iluminação de postes. Com e sem flash.
            Noturna outdoor, sem iluminação alguma. Sem flash e com flash. Essa eu acho a principal, pois normalmente o xenon dá banho nesse tipo de cena.

            Um abraço!

          • RuydeFreitasMartinsBarbosa

            Igor, mais uma pergunta, dessa vez não tem nada a ver com o 950.
            Se por acaso eu me decidir ficar com o 1020 por mais um tempo, terei que arrumar a tela. Ele caiu e ficou um risco feio.
            Você saberia me dizer como saber se os vendedores do Mercado Livre ou outro site estariam me vendendo uma tela Nokia original mesmo, amoled, Gorilla Glass 3, como veio de fábrica. Tenho receio de comprar e ser uma tela inferior.
            Muito obrigado!

          • Se vc encontrar o aparelho pode ficar tranquilo que ele será o mesmo que é vendido pelas lojas da Microsoft. Só tome cuidado pra ver se o aparelho é desbloqueado e se tem o nosso padrão de 4G (LTE 7 – 2600).

          • RuydeFreitasMartinsBarbosa

            Boa noite, Igor.
            Acho que você me entendeu mal.
            Eu quis dizer que, caso eu resolva ficar com o 1020 por mais um tempo, terei que consertar o seu display. A minha pergunta é se você sabe se existe alguma forma de verificar a autenticidade dos displays vendidos na internet como originais, para que o meu 1020 não fique com uma tela ruim.
            Abraços,

          • Falha minha, desculpe. Nesse caso a única forma de ter certeza sobre a qualidade do display é fazendo o conserto em uma assistência técnica autorizada.

          • RuydeFreitasMartinsBarbosa

            Bom dia, Igor!
            Voltando a perguntar sobre o 950: vi que vários aparelhos seus foram comprados fora do país. Você já teve que acionar a garantia em algum deles? Sabe se a Microsoft cobre produtos comprados fora do país?
            Abraços

          • Nunca precisei acionar a garantia, mas se precisar tenho que fazer isso no país aonde o aparelho foi comprado.

  • Giovani Chiaparin

    poxa igor, vi um lumia 950xl na minha frente com um cara e fiquei maravilhado, eu particularmente achei muito bonito, quero trocar meu lumia 830… mas como sei que não virá para o brasil, eu não entendo nada de comprar importado, vc pode me dar algumas dicas, qual site posso estar pesquisando e como é feito o pagamento, as taxas e tals… ou será que devo esperar um surface phone, ou talvez o hp elite x3.. o que mata tb é o preço desses aparelhos, infelizmente. belo review, belo vídeo, belo aparelho. abços.

    • Se vc não tiver como pedir para alguém trazer do exterior, a melhor coisa a fazer é comprar de algum vendedor do Mercado Livre que já tenha o aparelho no Brasil. Não recomendo comprar de nenhum site gringo, pois além dos ricos envolvidos, o imposto de 60% quando o produto chegar no Brasil vai jogar o preço final nas alturas. Para ter certeza de que o celular funcionará aqui, basta ver se ele está desbloqueado para qualquer operadora e se tem suporte a rede LTE 7 (2600) que é o nosso padrão de 4G. O aparelho da HP também é excelente, mas Surface Phone parece que só em 2017 (e olhe lá). Abs.

      • Giovani Chiaparin

        Obrigado Igor pelas informações… Vou ver o que consigo fazer. Abço.

  • Flávio Rocha Vieira

    Antes de mais nada, parabéns pelo review! Bastante esclarecedor! Eu tenho um Lumia 920 que, acreditem, já está comigo há três anos!!! Sem bugs, legs de nenhuma natureza e aparentemente livre de vírus. Coisa que eu tive o desprazer de experimentar usando android. Não que o S.O. seja ruim, pelo contrário! Mas a quantidade de malware que tem no mundo para ele desencoraja qualquer um… O problema não é o sistema X, Y ou Z e sim o uso que fazemos deles. E a gente sabe que o que faz o sistema rodar redondo é um bom hardware, muito bem dimensionado. Eu já estou providenciando a compra. Dá pra achar no Mercado Livre sim, mas atenção ao vendedor pq quanto mais bem qualificado, melhor! Ou seja, de platinum para cima(Eu vendo e compro na plataforma desde 2008…)! Observados esses detalhes, mãos à obra e sejam felizes!