Confira nosso detalhado review do Nokia N9

2011-11-14-052

Vai falar que ele não chama a atenção?

O N9 é um aparelho que chama a atenção de todos onde quer que você vá. Seja em um almoço com amigos ou em uma reunião de negócios, basta colocar o celular em cima da mesa e os olhares das pessoas vão sendo atraídos pelo design e acabamento desse smartphone revolucionário.

Se você está em dúvida se vale a pena ou não comprar o N9, leia esse nosso extenso review que com certeza te auxiliará na tomada de decisão. Dos pontos fortes a aqueles que deixam a desejar, tentaremos a partir de agora cobrir os principais itens do mais novo lançamento da Nokia no Brasil.

1 – Discagem

 

Com tudo que os smartphones fazem hoje em dia, falar acabou caindo para segundo plano. No dial do N9, assim como acontece em todo o sistema, o design teve prioridade e a tela ficou com esse visual bem moderno.

Nada de aplicativo a parte para usar o Skype. Com um simples clique é possível fazer com que o dial padrão altere para o skin do Skype, como mostrado acima. Aliás, isso já nos remete ao item 2 desse review.

2 – Integração do MeeGo com serviços de chat

O uso das redes sociais no N9 acontece de forma totalmente integrada ao sistema operacional. Isso é algo que sinto muita falta no Symbian e o N9 herdou essa função (muito útil) do Maemo do N900.

O aplicativo Mensagens reúne todas as mensagens trocadas sejam elas via Google Talk, Skype, Facebook ou SMS. O mesmo acontece com o histórico das ligações via Skype que é exibido juntamente com as ligações feitas via operadora.

  

Em qualquer tela basta dar um toque na parte superior alterar o perfil de uso e o status nas redes sociais

  

3 – Upload de fotos e vídeos

A galeria de fotos permite enviar imagens via MMS, Email, Bluetooth, NFC ou ainda fazer uploads para o Facebook, Flickr e Picasa. Já quando o assunto é vídeos o YouTube é adicionado a essa lista.

 

O upload de fotos para o Twitter acontece apenas no client do serviço.

4 – Twitter

O client de Twitter nativo faz o básico e atende a maioria dos usuários. Mas se você é um usuário do Gravity vai sentir falta do melhor client de twitter do planeta. Ok, existem outros aplicativos de twitter compatíveis com o N9 como o TwimGo, por exemplo. Mas fato é que nenhum outro client de twitter consegue ser tão completo quanto o Gravity. Nem mesmo em outras plataformas existe um aplicativo com tantas funções.

  

O aplicativo nativo ainda exibe um preview das fotos postadas no Pic.Twitter.com, TwitPic e Yfrog, como essa foto da minha amiga @brunamanzon que escolhi estrategicamente pra aumentar a audiência do site. :P

 

Brincadeiras a parte, o legal é quando alguém posta uma foto com alta resolução. Nesse caso o preview é exibido em tela cheia. Fica muito bom!

Obs: Apesar de existir um botão para postar tweets com localização, aparentemente o aplicativo tem um bug que não faz com que a geolocalização não seja enviada ao Twitter, sendo exibida apenas no próprio aparelho. Outro problema (esse mais grave) é que a postagem de fotos geralmente dá algum problema exibindo a mensagem Impossível publicar tweet. Quando isso acontece, é necessário escrever todo o tweet novamente e rezar pra que não dê erro. (Não era problema do 3G – isso tem acontecido via wifi também).

5 – Facebook

Não sou um heavy user de Facebook. Na verdade não sou muito fã dessa rede, então só tirei esses prints para que vocês tenham uma ideia das funções do aplicativo. Diante disso, não me sinto a vontade pra dizer se esse aplicativo é completo o bastante. Vale lembrar que o fMobi é compatível com o N9.

O que percebi é que no primeiro firmware o Facebook apresentava muito lag, e pelo que puder notar isso foi solucionado no firmware PR 1.1

  

 

6 – Foursquare

Para usar a rede de geolocalização temos duas excelente opções: o 4squick e o aplicativo oficial pra MeeGo demonstrado nesse vídeo. Sinceramente, é difícil dizer qual dois é o melhor.

7 – Feeds e Multitasking

Uma das telas do MeeGo é a responsável por exibir as últimas atualizações dos seus feeds (cadastrados no próprio aparelho – não há integração com Google Reader), juntamente com as últimas atualizações do Twitter, Facebook e notificações do Foursquare.

A tela da direita logo abaixo mostra todos os aplicativos que estão sendo executados no momento.

 

8 – GPS

Assim como todos os smartphones da Nokia, o N9 conta com GPS com navegação por voz gratuita em todo o mundo. Por enquanto o sistema que fala o nome das ruas é exclusivo da plataforma Symbian. MeeGo e o Windows Phone deverão receber essa funcionalidade futuramente.

 

9 – Email

A interface do aplicativo de email tem um belo design e um grande diferencial dele para o client nativo de email do Symbian, é que no MeeGo é possível formatar o texto em HTML. Desta forma, é possível modificar o tipo e tamanho da fonte, além de colocar uma determinada palavra em negrito, itálico ou até mesmo em cor diferente.

  

Obs: Para selecionar uma única palavra sem marcar a frase toda é necessário um certo treino.

10 – Bateria

A bateria tem sido motivo de alegria. Vocês já devem imaginar que meu perfil de uso é extremo. Pra efeito de comparação, tenham em mente que meu N8 com o Gravity rodando com Push habilitado, WhatsApp conectado e email sendo sincronizado direto em 3G fazem com que minha bateria dure entre 4 e 6 horas.

Tá certo que não tenho o Gravity no N9 pra consumir a bateria, mas tenho deixado os serviços de chat (que são conhecidos por exigir muito da bateria) rodando direto no meu aparelho. Além disso, fico sempre com o aplicativo de Twitter em background atualizando minha tela de feeds e o email da empresa (Exchange) sincronizando minhas mensagens e agenda em tempo real. Com tudo isso, minha bateria tem durado de 8 a 10 horas em 3G. Em wifi não pude fazer muitos testes, mas já pude notar que a duração da bateria alcança de 15 a 20 horas com facilidade.

Para o meu perfil de uso isso é muito animador. Tenho certeza que a maioria dos usuários a bateria deverá durar entre 1 ou 2 dias sem muito esforço.

11 – Documentos (Word, Excel, Power Point e PDF)

Esse é mais um item em que o N9 se destaca. O aplicativo Documentos nativo no sistema é capaz de abrir arquivos do Office e PDF sem engasgos e sem travamentos. A navegação por todo o documento acontece de forma suave e a tela de 4″ polegadas ajuda bastante. Nesse vídeo mostro rapidamente essa funcionalidade.

12 – Câmera

Câmera é um assunto tão sensível e com tantas variações que foi necessário um post só pra falar disso. Se você não teve a oportunidade de ler nossa matéria sobre esse tema, clique aqui.

Enfim, com esse longo review acredito que cobrimos os principais pontos do aparelho. Mas se ficou alguma pergunta no ar, é só postar nos comentários que tento esclarecer pra vocês. :)

Sobre igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.

85 comentários

  1. Google Chrome 23.0.1271.97Windows XP

    ME AJUDEM POR FAVOR! Entrei pelo twitter no Nokia 9 do meu pai e não consigo sair :( Estou desesperada querendo sair porém não consigo. Já pensei em tirar a capinha e o chip…

    • RockMelt 0.16.91.483Windows 7 x64 Edition

      Se você está se referindo ao aplicativo padrão de Twitter do N9, é só abrir o aplicativo “Contas” no menu principal e excluir sua conta do Twitter por lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>