As melhores formas de se manter online no exterior

Como muita gente tem me perguntado sobre o uso da internet no exterior decidi fazer um post a respeito.

Roaming internacional - Um absurdo!

A primeira regra é não usar o seu chip do Brasil fora do país. Os preços dos planos de dados em roaming internacional são um absurdo, e só valem a pena em caso de vida ou morte. Vejam ao lado, a tabela de preços praticada pela TIM. (As outras operadoras não ficam muito longe disso).

Diante disso, a melhor opção é procurar um chip pré-pago de uma operadora local. Aqui em Las Vegas, estou usando um chip da T-Mobile, que tem um plano de dados de 2GB (válidos por 30 dias) por U$ 70. Além disso, caso eu precise fazer uma ligação para algum número americano, ficará muito mais em conta realizar a ligação através deste chip. Esse plano vai me atender perfeitamente durante toda a viagem!

Uma coisa que tenho notado, é que as operadoras daqui (pelo mesmo a T-Mobile) tem os mesmos problemas das operadoras no Brasil. Ora a conexão caí, ora muda pra EDGE. Em alguns casos chega a ser ainda pior: em locais cobertos, é muito comum o sinal sumir completamente.

Quero uma dessa na minha casa!

Muitos me perguntaram com relação a disponibilidade de wifi. Costumo dizer que “wifi bom é o da sua casa”. Aqui nos Estados Unidos não é diferente. Assim como acontece no Brasil, são poucos lugares que oferecem wifi gratuito, e quando você encontra, nem sempre funciona. Para vocês terem uma ideia, estou hospedado no Bellagio, um hotel maravilhoso, e muito provavelmente o melhor de Las Vegas. Se vocês não fizeram a associação, é este hotel que aparece no filme 11 Homens e 1 Segredo. Aqui temos direito a wifi gratuito em todo o hotel, mas no nosso quarto a qualidade de sinal é um pouco baixa, então tenho deixado o celular o tempo todo no 3G. Já o computador, fica conectado à Internet através de cabo. Aliás, a velocidade da internet aqui no hotel é fantástica, como mostra esse teste acima que fiz agora pouco.

Fiquei pensando nas pessoas que estão substituindo um notebook por um tablet. Elas certamente teriam um problema em uma situação como essa, já que o tablet não tem entrada pra cabo de rede.

Já para falar com o Brasil, tenho usado o serviço do Talky que já comentei aqui. Está funcionando perfeitamente! Tenho feito ligações para o Brasil sem pagar nada, e também tenho recebido algumas ligações através do número de SP (similar do Skype In). Com isso, tenho usado o Skype apenas no computador para video conferências.

Se você assim como eu, não abre mão de se manter conectado o tempo todo, fique atento a estes pontos na hora de programar a sua viagem.

 

Sobre igorlt

Twitteiro compulsivo formado em Rádio & TV. Usuário Nokia desde 1999 e expert em Mobile Payment.

5 comentários

  1. Luis Felipe Corullon
    Nokia Web BrowserNokia Series60

    Bela dica essa do chip pré-pago da T-Mobile. As outras operadoras também tem, com plano de dados? Vale a pena, hein?! Só pela conectividade, os US$ 70 já tão de bom tamanho!

  2. Firefox 4.0Windows XP

    Igor, vale mais uma dica. Temos um chip de telefone onde as ligações dentro dos EUA custam $0.10 e ligações para o Brasil $0.18.
    Por enquanto só voz e sms.. mas até o fim do ano vamos disponibilizar 3G ilimitado.
    Vale a pena conferir http://www.mobelix.com.br/

  3. Opera Mini 6.0.24093J2ME/MIDP Device

    Igor, gostaria de fazer uma sugestão: um botão para buscas no site móvel.
    Abraço.

  4. Firefox 4.0Windows Vista

    Achei que era mais barato ai. Afinal a TIM tem o plano de dados no Infinity pre de 50 centavos de real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>