Parece que a TIM vem tentando se posicionar como uma operadora “antenada” a tendência das redes sociais. Primeiro, ela foi a primeira operadora a implementar o twitter via SMS (oficial). Recentemente, a TIM anunciou a parceria com o Google para atualização do Orkut via SMS, que comentei aqui. E agora a TIM acaba de anunciar em seu twitter, o serviço de atualização do Facebook via SMS.

Como funciona
Agora você pode atualizar seu status, receber alertas de mensagens deixadas no seu mural, adicionar amigos e muito mais direto do seu TIM, de qualquer lugar. Basta cadastrar seu número na sua conta do Facebook que você poderá fazer tudo isso por SMS! 

Como cadastrar no Facebook:

1. Acesse seu perfil no Facebook
2. Acesse as “Configurações de sua conta”
3. Abra a aba “Celular” e digite seu TIM
4. Envie um torpedo SMS com a letra “F” para 32665 e em seguida você receberá um torpedo com um código de confirmação
5. Digite o código de confirmação na página do Facebook, e já estará ativo

Já ativei. O que consigo fazer via SMS?

Atualizar Status - Para atualizar seu status, envie um torpedo SMS com a mensagem para o número 32665. Ela aparecerá no seu mural. 

Mensagem Privada - Para enviar uma mensagem privada para um amigo, envie um torpedo SMS com o texto msg nome do amigo + a mensagem que você quer enviar ao seu amigo, para o número 32665. Seu amigo receberá uma mensagem privada. 

Procurar um Amigo – Para procurar um amigo, envie um torpedo SMS com o textosearch nome do amigo, para 32665.  Pegar o Celular do Amigo - Para obter o número do celular de um amigo, envie um torpedo SMS com o texto cell nome do amigo. Você receberá um SMS de volta com o número do celular do amigo que você pediu. Mas para isso, ele deve ter ativado o número dele no Facebook. 

Eventos – Para saber quais eventos estão rolando, envie um torpedo SMS com o textoevent, para o número 32665. Você receberá a lista de eventos e suas informações. 

Mensagem no Mural – Para escrever no mural do seu amigo, envie um torpedo SMS com o texto wall nome do amigo+ a mensagem que você quer que apareça no mural dele. A mensagem aparecerá no mural do seu amigo. 

Adicionar Amigos – Para adicionar amigos, envie um torpedo SMS com o texto add nome do amigo para o número 32665. A pessoa que você quer adicionar receberá sua solicitação de amizade.

As mensagens enviadas terão custo de R$ 0,31 + impostos. Enquanto as recebidas são gratuitas.

Embora não seja nada amigável, o uso de redes sociais via SMS, pode ser uma opção interessante para quem possui um celular mais simples e que não suporte aplicativos. Ou ainda, pode ser uma alternativa mesmo para quem tem um smartphone, mas que vai passar essa virada de ano em um local distante, onde o sinal do celular esteja disponível somente para voz, e não para dados.

Outras informações sobre o serviço, estão disponíveis no site da TIM.