Solução nativa para o Dropbox no N8
15 dez 2010
9 Commentsdropbox, n8, nokia, sync
Lembram do Dropbox que comentei nesse post?
O que muita gente não sabe (eu mesmo só descobri recentemente), é que existe um meio de acessar a conta do Dropbox no N8, sem a necessidade de instalação de nenhum software adicional.
O Nokia N8, assim como outros celulares com Symbian, tem a capacidade de reconhecer um drive de rede, e com os procedimentos a seguir, é possível fazer com que o Dropbox vire um drive de rede dentro do Gerenciador de Arquivos do Symbian.
Por padrão, o Dropbox não tem essa função habilitada, por isso é necessário entrar no site https://dropdav.com/, clicar em sign up e inserir seu email e senha do Dropbox. Eu sei que inserir essas informações em um serviço de terceiro pode dar uma certa insegurança, mas infelizmente é o único meio possível. De qualquer forma, o processo parece ser bem seguro. O Dropdav não custa nada para quem tem conta gratuita no Dropbox. Já para contas pagas, existe uma cobrança correspondente a 30% do valor pago ao Dropbox.
Em seguida, basta abrir o Gerenciador de Arquivos do N8, e preencher conforme abaixo:
Nome: Dropbox (outro nome que você desejar chamar o drive de rede)
Endereço: https://dav.dropdav.com
Nome de usuário: Seu email do Dropbox
Senha: Senha do Dropbox
Pronto! É só isso! A partir daí, é só clicar no drive de rede e você terá acesso aos seus arquivos hospedados no Dropbox. Note que dependo da conexão, a velocidade de acesso poderá não ser muito rápida.
Outra coisa que notei nos testes que fiz, é que não é possível abrir os arquivos diretamente da rede, apenas clicando sobre ele. Tive que clicar por alguns segundos e copiar o arquivo para o N8, para só depois poder abrí-lo.
Enfim, mesmo com algumas limitações, não deixa de ser uma excelente forma de acessar o Dropbox do seu celular com Symbian.

RSS
Twitter
Facebook
YouTube
Flickr
Qik
FaixaMobi pra WP
Email


segunda-feira 03 janeiro 2011 @ 19:17:28
Tem muita musica no pc e queria ouvi-las diretamente no N8 via wi-fi antigamente conseguia fazer isso com outros nokias, como posso fazer isso no Nokia N8? é possível? valeu
Obs. Teu blog é muito bacana e só tem coisas interessantes…
terça-feira 04 janeiro 2011 @ 11:00:11
Qual software você usava pra fazer isso nos outros Nokias?
Até hoje só usei essa função no N900, onde o player nativo reconhece media centers. Dá pra assistir videos ou ouvir músicas que estão no PC numa boa.
sexta-feira 07 janeiro 2011 @ 21:07:32
E ae Igor, me desculpe pela demora da resposta. Mas então eu usava o aplicativo nativo dos aparelhos Home Media, de uma olha aqui.
http://www.nokia.com.br/suporte-e-software/aprenda-como/home-media
O Nokia N8 não tem suporte para DLNA? Será que está previsto para uma próxima atualização? Valeu. Qualquer novidade post aí.
sábado 08 janeiro 2011 @ 13:44:18
O N8 não suporta DLNA nativamente. Porém, a Nokia acaba de lancar o Nokia Big Screen (Beta), onde já foi informado que será implementado o DLNA nas próximas versões.
O Nokia Big Screen, que comentei aqui no blog, é sensacional! Esse aplicativo é um verdadeiro media center de bolso. Vale a pena testar!
sexta-feira 04 março 2011 @ 13:49:51
Você está de parabéns pelo site e informações, este site é maravilhoso, principalmente para usuários do n8
abraços
Aguinaldo Bernardi
quarta-feira 09 março 2011 @ 01:21:10
ler todo o blog, muito bom
segunda-feira 07 maio 2012 @ 18:38:11
Boa tarde,
Resolvi tentar fazer esta configuração mas parece que não aparece esta opção no gerenciador de arquivos no belle.
Como fazer?
segunda-feira 10 dezembro 2012 @ 18:14:58
Igor,
Não dá mais pra mapear unidade de rede no novo Belle?
Obrigado,
Matheus
segunda-feira 10 dezembro 2012 @ 18:42:36
Eu não tinha reparado, mas parece que a opção realmente não existe mais.